Porque a canoa flutua?

Perguntado por: ucarvalho4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

O navio flutua no mar porque sua densidade é menor do que a densidade da água e porque as forças peso e empuxo que agem sobre ele são iguais. Por mais massa que tenha o navio, é a densidade que determina se ele afunda ou boia.

Quando chega à água, ele desloca (empurra) uma parte da água, até que o peso da água deslocada seja igual ao peso total do navio (fora e dentro d'água). Neste instante ele pára de afundar e flutua.

Ao emergir o corpo passa a deslocar menor volume de líquido e o empuxo sobre ele torna-se menor. No caso de um navio ele ficará em equilíbrio parcialmente mergulhado na água, fazendo com que o empuxo se iguale ao peso. A densidade do corpo é menor que a do líquido.

A maior curiosidade envolvendo esse meio de transporte é o fato de que o navio flutua na água e não afunda devido ao seu peso. Mas como isso acontece? Pela densidade. Para que um material flutue na água não depende somente da massa, mas sim da distribuição da massa pelo volume ocupado, isto é: a densidade.

1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.

Por que o navio não afunda? O navio não afunda por causa do equilíbrio entre a força peso e a força empuxo atuantes sobre ele e pelo fato de a densidade média do navio ser menor do que a densidade da água.

Os remos são, assim como a canoa, os equipamentos principais. Eles são a parte que auxilia no movimento, impulsionando a sua embarcação e te ajudando nas manobras e passagem de obstáculos.

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

Mais uma vez graças a ela, a densidade. A água dos mares, se comparada a água doce, sempre terá uma densidade maior que a água doce. Isso ocasiona uma diferença na atuação do empuxo, que utiliza a densidade e a quantidade de líquido (ou fluido) para deslocar um corpo ou objeto.

Assim que um navio afunda, começa um lento processo de deposição de areia junto e sobre as estruturas, e da protege o material do navio da açulo cáustica da água do mar e de alguns organismos marinhos perfurantes. Debaixo da areia, geralmente, restam partes do navio bem conservadas.

A densidade do tecido adiposo (gordura) é menor do que a densidade da água e dos outros tecidos que compõem o organismo; portanto, uma maior porcentagem de gordura implica menor densidade média, o que favorece o boiar.

Quando o espaço interno do navio que antes era preenchido com ar passa a ser preenchido com água, a densidade do navio começa a aumentar e o navio começa a afundar.