Qual o perigo da tromba d'água?

Perguntado por: epires6 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Este fenômeno é muito comum no verão, quando as chuvas se intensificam e pode ser perigoso — e até mesmo fatal — para banhistas desatentos em cachoeiras e rios, pois a força de uma cabeça d'água pode facilmente arrastá-los pela correnteza.

Tromba d'água e cabeça d'água são popularmente confundidos como o mesmo fenômeno natural, mas na meteorologia estes são fenômenos completamente distintos! Ambos são bem perigosos e podem gerar prejuízos e perdas de vida, principalmente durante a estação mais chuvosa do ano.

Ele ocorre quando há uma grande quantidade de chuva em partes superiores de cachoeiras ou ao longo do curso d'água. Dessa maneira, os banhistas são surpreendidos pela força d'água, que sobe rapidamente.

A tromba d´água pode se formar sobre um mar, um lago ou no oceano. O formato lembra o de um tornado e muitas pessoas confundem os dois fenômenos. Até o mês de março passamos pelo período de maior incidência de chuvas na nossa região.

cinco minutos

A tromba d'água pode ser encarada como um funil formado por um intenso vórtice que ocorre sobre a extensão de um corpo de água — mar e rios — e que raramente provoca destruição. A duração do fenômeno é pequena, a maioria dura apenas cinco minutos. Seus ventos podem atingir velocidades de até 100 km/h.

Um fenômeno raro de ser registrado, pois não há sensores para identificar quando ele vai acontecer, uma tromba d'água foi filmada (assista acima) no Lago Serra da Mesa, em Colinas do Sul, na região da Chapada dos Veadeiros.

Surgimento de detritos e mudança da qualidade da água
Enquanto estiver próximo da água, ou próximo dela, se atente sempre para a quantidade de folhas ou galhos que surgem, e também para a transparência da mesma.

A tromba d'água é um fenômeno que acontece no mar.
É uma espécie de tornado com chuva que captura água do mar pra dentro do cone. Diferente do que acontece na cabeça d'água, que é uma enchente que se dá em rios e cachoeiras.

Após o contato com o chão, considera-se o evento como um tornado. As trombas d'água consistem em tornados formados sobre grandes corpos d'água (grandes rios, represas, lagos, baías, mares ou oceanos).

A principal causa para a erosão do solo (argiloso) pela água é a dificuldade do solo de infiltrar água em proporções iguais à precipitação. Portanto uma crosta na superfície pode fazer com que hajam as condições ideais para este fenômeno.

“A tromba d'água não tem relação com a chuva. Ela é um tornado sobre uma superfície de água. O vórtice de ar girando suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar ou, raramente, em rios muito largos.

Tornado que se forma e/ou passa sobre superfícies aquáticas. Nesse caso, a sucção no centro da tempestade eleva para a atmosfera a água da superfície. Uma tromba d'água, em geral, desaparece quando encontra terra.

1967

Resumo. Em 1967, a cidade de Caraguatatuba sofreu com uma terrível catástrofe, conhecida como tromba d'água, que deixou um expressivo número de mortos e desaparecidos. O rio que corta a cidade transbordou partindo-a ao meio, deixando os moradores isolados.