O que é fazer o quimo?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

O quimo e o quilo, por exemplo, são produtos da digestão formados, respectivamente, no estômago e no intestino delgado. O quimo é o produto formado após a digestão do alimento no estômago. O alimento, mais corretamente chamado nessa fase de bolo alimentar, chega ao estômago pelo esôfago.

O quimo é formado quando o bolo alimentar (alimento misturado à saliva e triturado pelos dentes) chega ao estômago. Ali, ele sofrerá a ação de elementos presentes no suco gástrico, que é uma substância produzida pelas células desse órgão.

- O quimo é formado no estômago
No suco gástrico também é encontrada uma pequena quantidade de lipase, bem como renina em indivíduos jovens. Após a ação de todas essas substâncias, o bolo alimentar transforma-se em uma massa semilíquida, branca e ácida: o quimo.

Bolo alimentar é o alimento misturado inicialmente na boca e depois deglutido até o estômago; o quimo é o bolo alimentar no estômago misturado com o suco gástrico e com o HCl; já o quilo é o quilo do estômago misturado no intestino com os sucos entérico, pancreático e com a bile.

Esta mistura de consistência pastosa é denominada quimo. Aparentemente, o termo advém da palavra grega chymus, que significa suco.

Quando a dieta é rica em fibras, grãos, verduras e frutas, a digestão completa leva em média duas horas. Mas quando há consumo intenso de gorduras e pouco líquido o processo pode ser mais lento e causar diversos problemas intestinais.

O estômago produz o suco gástrico, um líquido claro, transparente, altamente ácido, que contêm ácido clorídrico, muco, enzimas e sais.

Quando o quimo entra no duodeno, a acidez estimula a secreção de um hormônio chamado enterogastrona, que inibe a secreção de gastrina (hormônio que estimula a secreção do suco gástrico). Do estômago, o quimo passa para o intestino delgado.

Cólon. O intestino grosso é a última seção do tubo digestivo. Tem duas tarefas: absorve a água do material não digerido, originando assim as fezes; e as armazena até que elas sejam expelidas através do ânus.

fígado

A vesícula biliar armazena e concentra a bile, um líquido produzido no fígado que ajuda na digestão das gorduras dos alimentos, e é secretada pela vesícula para o duodeno em resposta ao estímulo do alimento ingerido como parte do processo digestivo.

Depois de sair do estômago, o quimo é levado para o intestino delgado, que se compõe de três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo. No duodeno, há milhares de glândulas que produzem o suco intestinal, também chamado de suco entérico, que contém enzimas.

Quimificação é a etapa do processo digestivo que ocorre no estômago. Intestino delgado: Onde são completadas as quebras de moléculas alimentares, processo iniciado na boca e continuado no estômago.

O cólon (intestino grosso) absorve a água e o líquido dos alimentos digeridos e os resíduos que restam, formam as fezes, que são armazenadas no reto, a parte final do sistema digestivo.

O corpo humano leva algum tempo para fazer a digestão completa dos alimentos, mais especificamente, até 72 horas para ser digerido por completo. Ou seja, a digestão dos alimentos consumidos em um dia pode levar até 3 dias para ser inteiramente realizada.