Quem garante o valor do Bitcoin?

Perguntado por: vjaques5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Mas afinal, o lastro do Bitcoin existe? O Bitcoin é uma criptomoeda não lastreada, o que significa dizer que o seu valor não está atrelado a uma reserva financeira ou a um bem físico. O seu valor decorre, principalmente, das oscilações da economia e da lei da oferta e da procura.

O preço do bitcoin é determinado pelo mercado, por uma questão de oferta e procura. Isto quer dizer que ele varia de acordo com a demanda em cada exchange. Uma exchange é uma plataforma, como a Bitso, em que as pessoas podem comprar e vender suas criptomoedas - dentre elas, o bitcoin.

Todo o funcionamento da moeda, suas principais características e suas propriedades garantem o seu valor de mercado. O principal ponto que garante o valor do Bitcoin é a lei de mercado de oferta e demanda.

Sendo assim, o objetivo ao criar o Bitcoin foi o de oferecer uma moeda universal, que não é controlada por nenhuma autoridade central. O Bitcoin tem como base o blockchain, um sistema descentralizado que promove transações rápidas e seguras.

As criptomoedas, como Ether, Litecoin e Bitcoin, são moedas digitais que usam criptografia e blockchain para garantir a integridade e segurança das transações, além de controlar a criação de novas unidades.

Lei da oferta e procura
À semelhança das ações, a cotação do Bitcoin é influenciada pela lei da oferta e da procura, isto é, à medida que mais pessoas se interessam por esse investimento, maior é o seu valor.

Quanto rende 1 real em Bitcoin? Considerando o preço do Bitcoin (BTC) em cerca de R$ 107 mil no final de outubro 2022, comprar 1 real dessa moeda equivale à fração 0,0000093458.

As criptomoedas são passíveis de serem penhoradas, pois são bens móveis com função específica de meio de pagamento.

Sim, as criptomoedas são parecidas com os investimentos de Renda Variável. Assim como investir em ações, Fundos Imobiliários e contratos futuros, quem investe em Bitcoins não tem a rentabilidade garantida no momento da compra. Por isso, fala-se que o investidor assume o risco do investimento.

Após análise do funcionamento e das principais características do Bitcoin, foi concluído que o mesmo não pode ser considerado moeda. Atualmente a moeda virtual exerce razoavelmente apenas a função de meio de troca, tendo em seu design obstáculos relevantes para exercer as outras duas.

As criptomoedas têm muitas características semelhantes àquelas que definem o dinheiro comum: durabilidade, portabilidade, fungibilidade, escassez, separabilidade e reconhecimento.

Isso porque, como já vimos neste texto, o código da criptomoeda tem um caráter limitado: ele foi desenvolvido para produzir 21 milhões de unidades. Nos próximos anos, ficará cada vez mais escasso, o que explica a perspectiva de alta – e o aumento no interesse dos investidores.

Uma única organização controla as blockchains privadas, também chamadas de blockchains gerenciadas. A autoridade determina quem pode ser membro e quais direitos esses membros terão na rede. As blockchains privadas são apenas parcialmente descentralizadas, pois elas têm restrições de acesso.