Como os algoritmos influenciam as pessoas?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os algoritmos servem como ferramenta de identificação do indivíduo por meio de escolhas tomadas, que, posteriormente, começam a oferecer conteúdos e produtos conforme seu histórico de preferências. Mas, a questão é: até que ponto isso é benéfico para as nossas vidas?

O algoritmo por si só é uma mídia que faz a mediação das relações entre as pessoas. Quando falamos em “indústria de algoritmo”, significa que as empresas, sejam elas de produtos, serviços ou de mídia, utilizam estes modelos matemáticos como uma forma de compreender o perfil de consumo das pessoas.

O algoritmo tem um impacto positivo na experiência do consumidor moderno ao considerar a atividade do usuários nas buscas feitas no Google ou sua atividade nas redes sociais, podendo assim oferecer à empresa um perfil mais detalhado do cliente, favorecendo melhores resultados e ofertas que possam ser oferecidos a ele, ...

Os algoritmos são extremamente úteis para a automação de tarefas. Isso significa que eles podem executar determinadas tarefas de forma mais eficiente do que seres humanos. Por exemplo, um algoritmo pode analisar uma grande quantidade de dados em busca de padrões ou erros.

Os algoritmos permitem identificar padrões de comportamento dos clientes e prever suas preferências. Esses dados podem ser utilizados para oferecer produtos e serviços personalizados, bem como mensagens publicitárias que atendam às necessidades e expectativas de cada cliente.

Compartilhe este conteúdo: Um algoritmo é um conjunto finito de diretrizes que descrevem como executar uma tarefa. Simples assim! Isso significa que até mesmo algo tão inócuo quanto uma receita ou uma lista de direções para a casa de um amigo pode ser entendido como um algoritmo.

O algoritmo proporciona uma mediação mais equilibrada sobre o que é apresentado para o usuário e sua sistematização viabiliza o desenvolvimento de softwares que permitem a automação dos processos. Além disso, toda evolução tecnológica ocorreu por conta dos algoritmos.

Mas hoje, a internet influenciou, principalmente, na forma como nos relacionamos com as pessoas, nosso trabalho e nossa sociedade. Trocamos mensagens, compartilhamos momentos nas redes sociais, buscamos entretenimento, marcamos encontros, entre dezenas de outras interações on-line.

Como funcionam os algoritmos das mídias sociais
Os algoritmos levam em conta, principalmente, o comportamento do usuário com o conteúdo que você oferece. Quanto maior a interação nos seus posts e na sua conta, maiores as chances de o seu conteúdo aparecer na linha do tempo do usuário.

Na educação, isso pode ter impactos negativos. Instituições educacionais que usam, por exemplo, algoritmos de aprendizado de máquina para aceitar ou rejeitar alunos podem ter dois potenciais problemas: falta de informações sobre a "caixa preta" e discriminação injusta. Outra questão é a concentração de dados pessoais.

Um algoritmo nada mais é que uma sequência de instruções ou comandos realizados de forma sistemática com a finalidade de resolver um problema ou executar uma determinada tarefa. Ou seja, é criado para resolver “problemas”, com instruções bastante simples e exatas.

De maneira geral, ele compreende uma sequência finita de ações executáveis (passos) para resolver um problema, ou no caso mais comum em Ciência da Computação, executar uma tarefa. O algoritmo em si não é o programa, mas a sequência de ações e condições que devem ser obedecidas para que o problema seja resolvido.