O que é benchmarking cooperativo?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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No benchmarking cooperativo, as empresas procuram parceiros de diferentes setores de negócios ou áreas de atividade para encontrar maneiras de melhorar funções ou processos de trabalho semelhantes. A prática deste benchmarking é excelente para alcançar a inovação e implementar melhorias significativas.

Trata-se um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional.

5 – Benchmarking colaborativo
Nesse tipo de benchmarking, duas empresas se comprometem a se ajudarem com a troca de experiências e o fornecimento de dados e informações relevantes sobre seus processos e práticas adotadas.

Os principais tipos de benchmarking

  • Benchmarking competitivo.
  • Benchmarking funcional.
  • Benchmarking genérico.

Descubra a seguir quais são os diferentes tipos de benchmarking que uma empresa pode adotar!

  • Benchmarking competitivo.
  • Benchmarking com cooperação.
  • Benchmarking interno.
  • Benchmarking funcional.
  • Benchmarking genérico.

Benchmarking é o ato de realizar uma análise mais profunda de empresas que podem ser referências no mercado, do mesmo setor que você, ou de segmentos relacionados, através de métricas e dados. Exemplo de benchmarking são: competitivo, performático, interno, cooperativo e genérico.

Basicamente, o benchmarking consiste em olhar para a concorrência e entender o que essas empresas estão fazendo para obter sucesso, para então replicar as estratégias que também fazem sentido para o seu negócio. É como ter alguém bem-sucedido como referência para tomar decisões sobre sua carreira, por exemplo.

Existem 4 tipos básicos de benchmarking:

  • Benchmarking interno. Comparação de práticas e desempenhos entre áreas ou unidades de negócios de uma organização. ...
  • Benchmarking competitivo. ...
  • Benchmarking funcional. ...
  • Benchmarking genérico.

Qual o papel do benchmarking? A importância do benchmarking está justamente na comparação, sendo algo completamente natural. É por meio do processo de benchmarking que a equipe de RH compreende quais são as soluções aplicadas no mercado e se abastece com novas ideias para customizar e aplicar internamente.

O benchmark é uma ferramenta muito útil para empresas que desejam melhorar seus processos. Ele consiste em comparar a performance de uma empresa com a de outras organizações, identificando o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.

Como fazer o benchmarking em 5 passos

  1. 1 – Escolha entre 1 a 3 empresas concorrentes para monitorar. ...
  2. 2 – Defina os indicadores de análise (qualitativos e quantitativos) ...
  3. 3 – Colete os dados para análise. ...
  4. 4 – Compare e analise as informações. ...
  5. 5 – Identifique pontos altos e baixos.

Agora, vamos te mostrar as etapas que precisam ser concluídas para criar um benchmarking de sucesso. Elas podem ser divididas em 4 pilares: planejamento, coleta de dados, análise e adaptação.

De forma bem simples, o benchmarking é a análise da concorrência. Trata-se de um processo de pesquisa, no qual você avalia empresas do mesmo ramo que o seu. O objetivo é identificar as melhores práticas adotadas pelos concorrentes e adaptá-las ao seu negócio.

No caso dos investimentos, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) são os mais utilizados como benchmark nos investimentos. Nesse sentido, o IPCA é o índice utilizado em títulos híbridos de renda fixa.

O benchmarking interno aplica-se principalmente a grandes empresas onde certas áreas do negócio são mais eficientes do que outras. Pode haver limitações ao benchmarking interno. A principal desvantagem é que uma empresa precisa estar ciente de sua concorrência e não apenas estar focada internamente.

O benchmarking é importante para que a empresa possa aprender com os erros e com os acertos de seus concorrentes. Por meio dessa análise, os gestores poderão tomar decisões estratégicas mais assertivas, visando sempre melhorar a performance do negócio e se manter relevante no mercado.