Qual é o papel da concorrência?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A concorrência entre as empresas traduz-se numa maior quantidade de produtos e serviços, numa melhor qualidade dos bens e em preços mais baixos. É isto, no fundo, que o consumidor procura — o melhor ao melhor preço possível.

Concorrência é a rivalidade que ocorre entre dois ou mais produtores que desejam vender seus artigos de mesma classe, ou entre vários consumidores que pretendem obter produtos de mesma espécie.

A concorrência deve ser conhecida e compreendida para que se possa ter uma noção a respeito dos seus pontos fracos e dos seus pontos fortes. As companhias concorrentes estão no mesmo mercado que a sua empresa e podem contribuir para o aumento ou redução da sua demanda.

Como a concorrência perfeita impulsiona a inovação econômica
Logo, esse processo contínuo de melhoria impulsiona a inovação e leva ao desenvolvimento de produtos cada vez melhores. Além disso, na concorrência perfeita, os consumidores têm uma ampla variedade de opções para escolher.

A escolha do concorrente determina quase tudo o que uma empresa fará em seu mercado. O concorrente influencia diretamente o que a sua empresa oferece e onde o oferece, seus preços e como precifica, seus níveis de rentabilidade e quão consistentemente as margens de lucro são construídas.

Concorrência direta – Comercializa os mesmos produtos ou serviços para o mesmo público. Concorrência indireta – O público-alvo é o mesmo, mas os produtos são diferentes. No entanto, leva o dinheiro do seu cliente, e por isso ele compra menos do seu negócio.

Acompanhe quais são elas.

  • A) Monopólio. O Monopólio acontece quando uma única empresa oferece determinado produto ou serviço. ...
  • B) Monopsônio. ...
  • C) Oligopólio. Esse tipo de concorrência entre empresas se assemelha ao Monopólio. ...
  • D) Oligopsônio. ...
  • E) Monopólio bilateral.

A análise de concorrência dá à empresa a exata noção de seu posicionamento no mercado perante os outros empreendimentos. Com isso, o gestor pode identificar oportunidades ou, até mesmo, necessidades de melhorias que, muitas vezes, podem ser alcançadas simplesmente por meio de ajustes nas estratégias.

Conhecer os seus concorrentes também pode te ajudar a identificar tendências no mercado em que se atua. Não podemos nos esquecer de que a forma como empresas consideradas referência lidam com seu público, contratam fornecedores ou fazem marketing pode dizer muito sobre o futuro do mercado em questão.

Qual a importância da competitividade empresarial? A competitividade empresarial é importante para a sustentabilidade dos negócios. Esse fenômeno, que faz as empresas disputarem a preferência dos consumidores, é o que retroalimenta o mercado e mantém ele em constante evolução.

Um mercado concorrencial é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogo da oferta e da procura, sem intervenção do Estado. Segundo a economia clássica, o mercado livre constitui a situação ideal para a distribuição mais eficaz dos bens entre as empresas e os consumidores.

São elas: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista e oligopólio.

O mercado competitivo é aquele com grande disputa pela oferta e procura, tanto de quem produz quanto de quem consome, em um determinado mercado. Diante disso, é muito maior a chance de as empresas possuírem poucas vantagens competitivas e os serviços terem pouca diferenciação.

A política da concorrência incentiva as empresas e a eficiência, amplia a escolha dos consumidores e contribui para reduzir os preços e melhorar a qualidade. Preços baixos para todos: A maneira mais simples de conseguir uma elevada parte do mercado é oferecer melhores preços.

Preço, margem e qualidade mostram porque seu concorrente faz sucesso. Outros fatores são tão importantes quanto esses na busca de seu posicionamento de mercado. Dentro da batalha para alcançar os objetivos, o seu concorrente faz sucesso pelo preço mais competitivo, por exemplo.

3. Analise seus Concorrentes

  • forças;
  • fraquezas;
  • oportunidades;
  • ameaças.