Quem foi Stalin?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Josef Stalin foi um revolucionário comunista e político soviético de origem georgiana. Governou a União Soviética de meados da década de 1920 até sua morte, servindo como Secretário Geral do Partido Comunista de 1922 a 1952, e como primeiro-ministro de seu país de 1941 a 1953.

Como governante, Stalin impôs um regime de terror na União Soviética. Por meio do totalitarismo, promoveu reformas radiciais e perseguiu opositores e minorias étnicas, o que causou a morte de milhões de pessoas (de 10 a 20 milhões).

Entre os crimes de Estado mais impactantes cometidos por Stalin estão o Holodomor (1932-1933), isto é, a morte por fome que as forças policiais da URSS provocaram na Ucrânia durante o processo de confisco das terras cultiváveis; os campos de concentração para trabalhos forçados nos Gulags, que estiveram em atividade ...

Josef Stalin (1879-1953) foi um político, revolucionário comunista e ditador antifascista. Ele governou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e definiu os rumos do país de 1922 até a sua morte.

O stalinismo é um regime político totalitário. Sendo assim, suas principais características são o nacionalismo, o unipartidarismo (partido único, o Partido Comunista), centralização política, o militarismo e censura dos meios de comunicação.

O ateísmo de Estado da União Soviética era conhecido como gosateizm, e era baseado na ideologia do marxismo-leninismo.

O termo "stalinismo" é utilizado, na maioria das vezes, como essencialmente o domínio absoluto de uma dada liderança, a qual dispõe de meios por intermédio dos quais estabelece como verdade a sua interpretação particular do marxismo, do qual se arvora a condição de único e legítimo intérprete.

Mao Tsé-Tung

Mao Tsé-Tung (1893-1976) - Ditador comunista da China, mandou matar os críticos de seu governo e escravizou a população entre 1943 e 1976. A ONU estima que ele causou a morte de 45 milhões de pessoas - incluindo 700 mil que se suicidaram por causa do caos no país.

30 anos

Josef Stalin governou a URSS por cerca de 30 anos. Nesse tempo comandou genocídios, perseguições políticas e vários tipos de atrocidades. Josef Stalin foi o líder político da URSS por quase 30 anos.

Após a morte de Joseph Stalin em março de 1953, ele foi sucedido por Nikita Khrushchev como Primeiro Secretário do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética e Georgy Malenkov como Primeiro-ministro da União Soviética.

Desenvolvido pela primeira vez por Karl Marx e Friedrich Engels em meados do século XIX, tem sido a ideologia mais importante do movimento comunista.

O regime de Stalin, conhecido como stalinismo, foi um regime responsável pela morte de até 20 milhões de pessoas. Stalin perseguiu minorias étnicas, opositores de seu regime e sua paranoia o levou a ordenar que matassem até pessoas que apoiavam seu regime.

Já Stalin pensava de outra maneira. Seu lema era: “O socialismo num único país”. Ou seja, julgava que, primeiramente, era necessário consolidar o socialismo na União Soviética para depois ajudar a fazer a revolução socialista em outros países.

Josef Stalin

O stalinismo foi o regime totalitário liderado por Josef Stalin, entre 1927 e 1953, na União Soviética.

A participação de Stalin na Revolução de 1917 foi fundamental para a ascensão do Partido Comunista ao poder na Rússia. Stalin foi eleito para o Comitê Central do Partido Bolchevique em 1912 e, desde então, desempenhou um papel importante na organização do partido e na disseminação das ideias comunistas.

É uma forte mentalidade: um espírito penetrante, sagaz e sábio". Apesar de havermos conversado através de um intérprete, saí nutrindo por ele um forte sentimento de simpatia. E, pelo que soube, Stalin nutre também uma grande afeição pelos homens em geral.