Quem é o deus do sol no antigo egito?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 11 votos

, o deus Sol, era um dos deuses mais importantes da religião dos egípcios.

Amon-Rá

Amon-Rá ou Rá-Atum
Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça. Para os egípcios os faraós eram a reencarnação do deus Rá.

Apolo

Apolo, deus do Sol
Apolo era um deus que estava presente no panteão de deuses dos gregos antigos. Era considerado o deus do Sol e o deus patrono da luz, da música, da medicina, das artes, da profecia etc.

Nos mitos gregos, Hélio e Apolo são ambos considerados deuses solares, sendo Hélio quem deu origem ao termo heliolatria e o equivalente grego do deus romano Sol Invicto, do qual as línguas latinas herdaram a palavra para denotar o astro até hoje.

Templos de Apolo
O poder de Apolo se estendeu por todos os âmbitos da natura e do homem. Apolo era o deus do sol, da agricultura, da poesia, da música, do canto, da lira, do arco e flecha e da juventude. Apolo tinha poderes sobre a morte, tanto para enviá-la como para afastá-la.

Ámon (também Amon ou Amun; em grego clássico: Ἄμμων; romaniz.: Ámmon ou Ἅμμων, Hámmon; em egípcio: Yamānu) foi um deus da mitologia egípcia. Seu nome significa "O oculto", uma vez que originalmente era a personificação dos ventos.

Amaterasu

japonesa do Sol Amaterasu. ela é a maior divindade. japonesa conhecida sua lenda conta que ela se tranca em sua caverna e isso traz desastres mundiais e celestes dado pelo seu poder de acordo com a lenda japonesa o. irmão de Amaterasu Susanoo.

As origens de seu mito são obscuras, mas no tempo de Homero já era de grande importância, sendo um dos mais citados na Ilíada. Era descrito como o deus da divina distância, que ameaçava ou protegia desde o alto dos céus, sendo identificado como o sol e a luz da verdade.

A crença egípcia conta que no início existia apenas o oceano, e Ré, o deus do Sol, tendo nascido de uma flor de lótus ou de um ovo, surgiu à superfície da água, trazendo consigo quatro crianças: os deuses Shu e Geb e as deusas Tefnut e Nut. Shu e Tefnut tornaram-se na atmosfera, pairando sobre.

Este deus da mitologia grega era filho do Titã Hiperion e de Teia, tendo como irmãs Eos (a Aurora) e Selene (a Lua).

Thánatos

Tânato ou Tânatos (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum).

Itzamná

Religião Maia - História da Religião Maia
A figura mais importante do panteão maia é Itzamná, deus criador, senhor do fogo e do coração. Representa a morte e o renascimento da vida na natureza. Itzamná é vinculado ao deus Sol, Kinich Ahau, e à deusa Lua, Ixchel, representada como uma velha mulher demoníaca.