Qual foi a causa da Primeira Guerra Mundial?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.

Entre os fatores estão a rivalidade econômica e os ressentimentos guardados por fatos ocorridos no passado, além das questões nacionalistas. O principal estopim da guerra foi Atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914.

Resposta. Resposta: O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914.

A principal razão para esse conflito ter estourado no contexto do início do século XX foi a ampla rivalidade que havia entre as nações europeias, rivalidade de caráter político e econômico, que pode ser sintetizada no conceito de imperialismo.

Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro. Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto.

No dia 11 de novembro de 1918, a Alemanha e os Aliados assinam o Armistício de Compiègne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial. AMSTERDAM, 11 - (Correio da Manhã) - O armistício foi assignado pelos delegados allemães, ás 6 horas da manhã de hoje.

Fases da Primeira Guerra Mundial
A primeira fase é conhecida como Guerra de Movimento (1914), a segunda fase é a Guerra de Trincheiras (1915 – 1917) e, por fim, a Segunda Guerra de Movimento ou Fase Final (1918).

A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial ocorreu em 1917, após navios brasileiros terem sido torpedeados por submarinos do Império Alemão. O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos.

O Tratado de Versalhes foi um acordo firmado, em 1919, entre as nações vencedoras do primeiro grande conflito mundial. Com ele, tais países reorganizaram o mapa-múndi de acordo com os próprios interesses e aplicaram multas e sanções nos povos que saíram derrotados do embate.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

A batalha foi vencida pelos alemães que, atraindo o centro do exército francês para a Lorena e Alsácia, invadiram o norte da França pela Bélgica com a intenção de envolver e vencer de forma definitiva a guerra.

Fácil; A Alemanha cruzou os impérios errados. Com a eclosão da guerra, a França e a Grã-Bretanha eram as duas maiores superpotências de sua época e a Alemanha cruzava as duas. Das principais potências da Entente, a França e a Grã-Bretanha fizeram mais para garantir que a Alemanha arcasse com a culpa e fosse punida.

A Rússia saiu da primeira guerra mundial em 1918, devido às grandes crises sociais e à revolução comunista que aconteciam no país. O cenário de caos interno impossibilitou o país de atuar no estrangeiro.

No lado vencedor, as principais nações eram Reino Unido, Rússia e França — e os EUA, que entraram no final da guerra. No lado derrotado, os protagonistas eram Alemanha, Império Austro-Húngaro e Império Otomano.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha se tornou um país deficitário. Passou de exportadora a importadora de capital, a fim de equilibrar sua balança comercial.