Quem foi Pitagoras?

Perguntado por: edantas7 . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego jônico creditado como fundador do movimento chamado Pitagorismo. Na sua maioria, as informações sobre Pitágoras foram escritas séculos depois da sua morte, de modo que há pouca informação confiável sobre ele.

Pitágoras foi um filósofo, matemático, astrônomo e músico grego pré-socrático. Nasceu na ilha de Samos no ano aproximado de 570 a.C. e morreu, provavelmente, em 496 a.C.. Passou boa parte de sua vida na antiga região da Magna Grécia (atual território italiano) e lá fundou a sua escola filosófica .

Pitágoras de Samos propôs que os números e a Matemática seriam a origem de todo o Universo. O teórico da relação entre hipotenusa e catetos, exposta no Teorema de Pitágoras, deixou grande aporte para o pensamento filosófico pré-socrático.

O teorema de Pitágoras foi descoberto por um grego chamado Euclides que era fascinado por cálculos Egípcios.

É o que conhecemos hoje por Teorema de Pitágoras: No triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. A metafísica de Pitágoras também tinha por base a matemática. Como os números formam todas as coisas, inclusive a alma, esta se libertaria através do intelecto.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

Os pitagóricos estudaram geometria, aritmética, astronomia e música. Diz-se que o símbolo da Escola Pitagórica era a estrela de 5 pontas (pentagrama) e o seu lema era "Tudo é número", ou seja, para eles tudo no Universo era regido pelos números e as suas relações.

Pitágoras e seus seguidores foram os precursores da teoria dos números. Jâmblico (320 d.C.), atribuiu à eles a descoberta dos números amigáveis, os números perfeitos, deficientes e abundantes, o teorema sobre triângulos retângulos e os Ternos pitagóricos.

O Teorema de Pitágoras é considerado um dos alicerces da Matemática, pois através dele construímos e generalizamos diversas situações matemáticas, também possui grande importância no estudo da Física. A compreensão do Teorema é de grande importância para estudos futuros, relacionados à Geometria e Trigonometria.

O estudioso humanista alemão Johannes Reuchlin (1455-1522) sintetizou o pitagorismo com a teologia cristã e a cabala judaica, argumentando que a cabala e o pitagorismo foram ambos inspirados pela tradição mosaica e que Pitágoras era, portanto, um cabalista.

O termo filosofia foi cunhado pelo matemático e filósofo Pitágoras, que viveu no século V a. C, a partir da junção das palavras philo e sophia. Para Pitágoras a filosofia seria o caminho para atingir a sabedoria divina.

O filósofo e matemático grego Pitágoras acreditava que os números governavam o universo, e ele e seus seguidores estudaram a geometria e a aritmética com esse objetivo em mente. Acredita-se que o teorema de Pitágoras foi desenvolvido durante este período, cerca de 2.500 anos atrás.

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números.

Em comum com os ensinamentos do orfismo, Pitágoras ensinava que todos os seres eram semelhantes entre si porque compartilhavam a mesma origem divina. A presença do divino em tudo é expressa pelo pitagórico Filolau como “harmonia”.