Quais os 4 princípios da ética?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

O modelo de análise bioética comumente utilizado e de grande aplicação na prática clínica na maioria dos países é o "principalista", introduzido por Beauchamp e Childress, em 1989. Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

De acordo com Aristóteles, os valores éticos são os seguintes: coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça.

Assim, foram apresentados os chamados Quatro Princípios da Bioética: (respeito à) Autonomia; Não-Maleficência; Beneficência; e Justiça.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

A ética em pesquisa se baseia nos três princípios fundamentais abaixo:

  • Respeito pelas pessoas.
  • Beneficência.
  • Justiça.

Os três princípios fundamentais de ética em pesquisas com humanos, "respeito pelas pessoas, beneficência e justiça", que vimos na Seção II, são a base para a proteção dos participantes de pesquisas com humanos.

Suas duas correntes principais são: ética conseqüencialista (baseia-se nas conseqüências da ação) e ética de virtudes (baseada no caráter moral ou virtuoso do indivíduo). As éticas deontológicas procuram determinar o que é correto, não segundo uma finalidade a ser atingida, mas segundo regras e normas para a ação.

Os valores éticos representam os princípios gerais que devem orientar as pessoas em seu convívio social. A ética nasce da compreensão de que se as ações de um indivíduo afetam diretamente a outro, essas ações podem afetar para o bem ou para o mal.

Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição. A conceituação dos princípios está relacionada ao começo ou início de algo. São os pontos considerados iniciais para um determinado assunto ou questão.

EXERCÍCIOS 1) A Ética Social se apoia em seis princípios clássicos: Dignidade da Pessoa, Direito de Propriedade, Primazia do Trabalho, Primazia do Bem Comum, Solidariedade e Subsidiariedade.

Os quatro princípios fundantes da Bioética, segundo o Relatório de Belmont (de 1978) são o Princípio da Autonomia, o Princípio da Beneficência;, o Princípio da Não Maleficiência e Princípio da Justiça ou Equidade.

A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta. Norma é cultural e temporal; valor é universal e atemporal.