Como Pitágoras inventou a matemática?

Perguntado por: dmuniz9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

O pensador era um dos seguidores da seita pitagórica. Em seus estudos de Matemática, o místico descobriu uma nova relação numérica por meio do estudo de Geometria. Tratava-se dos números irracionais. Acontece que a teoria dos números irracionais chocava com a teoria cosmológica pitagórica.

Pitágoras descobriu que havia uma relação matemática entre os sons emitidos e os pesos dos martelos. Refez a experiência usando, dessa vez, uma corda tensionada. Dividiu a corda em partes iguais. Notou que as mesmas proporções produziam os mesmos intervalos sonoros.

Em resumo, o Teorema de Pitágoras foi desenvolvido a partir da observação das pirâmides do Egito. Assim, o filósofo grego chegou à formula (c² = a² + b²), ou seja, a soma dos quadrados dos catetos corresponde ao quadrado da hipotenusa. Dessa forma, o teorema explica a relação existente no triângulo retângulo.

Com isso, podemos enunciar o Teorema de Pitágoras: O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Descartes obteve grande destaque nos ramos da Filosofia e da Física, sendo considerado peça fundamental na Revolução Científica, por várias vezes foi chamado de pai da Matemática moderna.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

A origem do símbolo do infinito
Historicamente, foi o sacerdote e matemático inglês John Wallis (1616-1703) quem usou o símbolo do infinito pela primeira vez na matemática, em 1655.

Apesar do nome deste famoso teorema, Pitágoras não foi seu descobridor, a prova de que já era conhecido antes dele vem dos babilônios e data de 1800 a.C. Indianos, egípcios e babilônios já usavam essas triplas de números, há pelo menos mil anos.

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números.

Pitágoras de Samos era um matemático conhecido, cientista e um professor religioso. Ele nasceu em Samos e é muitas vezes saudado como o primeiro grande matemático. eus mentores eram Thales, Pherekydes e Anaximandro, que o inspirou a prosseguir matemática e astronomia.

seu nome, o Teorema de Pitágoras, um dos mais importantes da matemática. Este teorema afirma que: “Em todo triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos catetos é igual ao qua- drado da hipotenusa.”