Por que os homens da caverna dormiu?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

POR QUE OS HOMENS DAS CAVERNAS DORMIAM AMONTOADOS? PARA MANTER O CALOR DO CORPO E PROTEGÊ-LOS DO FRIO INTENSO.

“Os homens das cavernas dormiam na terra e deitados na pedra, e moravam dentro da caverna. Eles comiam ovos de tudo... Faziam fogueira com pedras e galhos.

Eles moravam em cabanas feitas de peles, ossos e pedras. Algumas cavernas, sim, eram habitadas, principalmente na Europa, mas sempre mais perto da superfície que do subterrâneo.

Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e da busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.

Homens passam ante a fogueira, fazem gestos e passam objetos, formando sombras que, de maneira distorcida, são todo o conhecimento que os prisioneiros tinham do mundo. Aquela parede da caverna, aquelas sombras e os ecos dos sons que as pessoas de cima produziam era o mundo restrito dos prisioneiros.

Homem pré-histórico dormia 6,5 horas por noite, segundo estudo.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.

A idéia de contagem estava relacionada com os dedos da mão. Assim, ao contar as ovelhas, o pastor separava as pedras em grupos de cinco. Do mesmo modo os caçadores contavam os animais abatidos, traçando riscos na madeira ou fazendo nós em uma corda, também de cinco em cinco.

O termo "homem das cavernas" às vezes é usado coloquialmente para se referir a neandertais ou cro-magnons (Homo sapiens do Paleolítico).

As paredes e tetos das cavernas serviam de telas para aquelas pessoas, que desenhavam animais selvagens e seres humanos em diversas situações. E também faziam desenhos abstratos, com linhas, curvas e espirais. O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.