Quais as principais ideias de Paulo Freire para a educação?

Perguntado por: amota . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.

A educação é vista por Paulo Freire como um ato de integração entre seres humanos e o mundo, através da qual ele evidencia que o diálogo possibilita a interpretação da realidade e permite aprofundar a sua tomada de consciência sobre ela.

2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Onde, para esse, o saber mais importante é a de que ele é oprimido, ou seja, ter uma consciência da realidade em que vive.

O método de alfabetização Freiriano consiste em princípios, que para Moacir Gadotti, são três: a politicidade do ato educativo; a investigação tematizada; e a dialética filosófica e antropológica . A POLITICIDADE desperta para a leitura de mundo e esta é a grande preocupação de Paulo Freire.

Paulo Freire criou um método de alfabetização, usado inicialmente junto a adultos, que pretendia ensinar o aluno a ler e a escrever a partir da seleção de palavras-chave de seu vocabulário – que, por sua vez, expressariam a sua cultura.

Convencionou-se denominar de “pedagogia libertadora” a concepção pedagógica cuja matriz remete às idéias de Paulo Freire. Sua inspiração filosófica se encontra no Personalismo cristão e na fenomenologia existencial.

Cinco ideias indefensáveis de Paulo Freire

  • O mundo se divide entre opressores e oprimidos. ...
  • Che Guevara é um exemplo de amor. ...
  • A educação deve estar a serviço da revolução. ...
  • A família é opressora. ...
  • É preciso combater a “invasão cultural”

Essa ideia é chamada de dialogismo: um processo de diálogo entre o professor e o aluno para que o aprendizado seja efetivo. Além disso, a proposta freireana pode ser dividida em três etapas principais: investigação, tematização e problematização.

Os quatro pilares, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser caracterizam-se por contemplar questões cognitivas, assim como questões do relacionamento humano.