Quem foi marilyn monroe?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Norma Jeane Mortenson mais conhecida como Marilyn Monroe, foi uma atriz, modelo e cantora norte-americana. Como estrela de cinema de Hollywood, é um dos maiores símbolos sexuais do século XX, imortalizada pelos cabelos loiros e as suas formas voluptuosas.

Marilyn nasceu Norma Jean Mortenson, no dia 1º de junho de 1926 na cidade de Los Angeles, na Califórnia. Era filha de Gladys Baker, uma funcionária de um laboratório de negativos de filmes, e a identidade de seu pai nunca foi oficialmente revelada.

Nos breves 12 anos de carreira, a atriz viveu o período de popularização da televisão nos Estados Unidos, fenômeno que gerou novos hábitos de consumo, além do fortalecimento da indústria cinematográfica. Com a expansão, não só a sociedade estadunidense, como os demais países do Ocidente foram influenciados.

Overdose de barbitúricos

Em 1954, casou-se com o então jogador de baseball Joe DiMaggio, nove meses após o casamento veio o divórcio. Já em 1956, Marilyn contraiu matrimônio com o dramaturgo Arthur Miller, porém em 1961 seu casamento chegou ao fim.

Marilyn Monroe engravidou três vezes enquanto era casada com Arthur Miller. Dois resultaram em abortos espontâneos e o terceiro foi uma gravidez ectópica. O segundo aborto aconteceu um ano antes de sua morte.

Marilyn Monroe (1926-1962) estrelou diversos longas-metragens do cinema americano. Ela era considerada um símbolo sexual de sua época, incorporando o conceito da mulher feminina, sensual, segura e à frente do seu tempo.

Teorias à parte, na época de sua morte a artista tinha uma fortuna pessoal avaliada em 10 milhões de dólares, de acordo com a lista divulgada pelo site Celebrity Net Worth. Mas afinal de contas, para quem Marilyn destinou o que sobrou de seu dinheiro?

97 anos

No dia 1º de junho de 1926, nascia Marilyn Monroe - ícone do cinema de Hollywood - em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos (EUA). Se estivesse viva, a cantora e atriz - símbolo sexual do século XX - teria 97 anos.

Marilyn sempre priorizou a feminilidade e a sensualidade. Ela nunca teve medo de ousar e sempre demonstrou seu estilo”, diz Paula Frosini, consultora de imagem. E como acontece há décadas, nas próximas estações, todo o seu “guarda-roupa” estará de volta às ruas em versões repaginadas.