Quem está de dieta pode comer milho?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Nutricionista recomenda consumo de, no máximo, 450 gramas do alimento por dia. O milho é um alimento versátil que pode ser encontrado em diversos preparos e incluído em dietas que visem o emagrecimento e até a hipertrofia.

Rico em vitaminas e minerais
Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

O ideal é comer cerca de três xícaras de milho estourado à noite, até duas horas antes de dormir, e prepará-lo evitando usar muito óleo ou sal.

O milho é um alimento rico em carboidrato, portanto, pode ser uma ótima opção para substituir o arroz ou outras fontes de carboidratos, às vezes. Além disso, pode ser um aliado em uma dieta de perda de peso, pois é um alimento rico em fibras e, por isso, aumenta a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

Resumindo: O milho, em todas as suas apresentações, não é um alimento baixo em carboidratos, e não entra na dieta low-carb e nem na dieta cetogênica.

Lorrana reforça que, apesar dos estudos, o milho deve ser consumido com moderação e deve ser incluído em dietas a partir da indicação de um profissional. Ela recomenda que seja ingerido, no máximo, 450 gramas por dia, preferencialmente in natura, cozido ou assado.

Ajuda no emagrecimento, já que possui fibras que aumentam a sensação de saciedade. Reduz os níveis de colesterol, pois possui fibras insolúveis que ajudam a diminuir a absorção da gordura presente nos alimentos. Controla o açúcar no sangue, pois têm fibras e vitaminas do complexo B e magnésio.

Uma espiga de milho tem entre 100 e 120 calorias. A mesma quantidade de um pãozinho francês, mas com outras vantagens. "Ele é mais nutritivo, rico em vitaminas, minerais e riquíssimo em fibras.

450 gramas

O ideal é que a pessoa consuma abaixo de 450 gramas por dia do cereal. 100 gramas de milho contêm cerca de 370 calorias, distribuídas em proteínas (10g), gorduras (5g) e carboidratos (70g).

Com apenas 25 calorias por unidade e pouca gordura, o tomate está sempre na lista de alimentos indicados para as dietas de emagrecimento. Além disso, tem propriedades diuréticas contribuindo para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

A pipoca pode ser uma opção saudável e com poucas calorias para quem quer perder peso. Uma xícara do alimento já estourado contém apenas cerca de 30 calorias, o que o torna uma opção muito mais leve do que outras opções de snack, como batatas fritas ou salgadinhos.

Um aliado na dieta
Em resumo, cuscuz engorda se houver exageros. Assim como o pão francês, o arroz branco e arroz integral, a batata inglesa, batata doce, inhame, macaxeira, eles são fontes de carboidratos, substitutos entre si, devem ser consumidos com moderação, e de acordo com a recomendação do seu nutricionista.

O ideal é que a pessoa consuma abaixo de 450 gramas por dia. Como temos grandes variedades de pratos que levam o milho em sua composição, o indivíduo pode escolher a melhor maneira de consumir o alimento, quer seja na sua forma natural, ou em cereais matinais, mingaus, tortas, polenta, pipoca, pamonha, canjica.

Resultados mostram que o trigo e o triticale são os cereais com maior potencial para substituir o milho.

Alimentos que devem ser evitados
De maneira geral, os alimentos ricos em carboidratos estão proibidos na dieta da proteína. São exemplos desses alimentos: arroz, aveia, macarrão, milho, farofa, cuscuz, farinha de trigo, batata, batata doce, mandioquinha, mandioca, inhame, cará, pães e biscoitos.