Quem escreveu o salmo de número 22?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 15 votos

O Salmo 22, composto pelo rei Davi, é muito expressivo e geralmente o consideram, os exegetas, como prefigurativo de Jesus Cristo, que a Si mesmo designou como o Bom Pastor: “Salmo 22 – 1. O Senhor é meu pastor, e nada me faltará; 2.

Salmo 22 é um dos mais famosos clamores por socorro que encontramos em todo o Antigo Testamento. Nele, o salmista suplica por ajuda divina em uma situação de extrema adversidade, na qual se depara com a possibilidade real de sua morte. A angústia do salmista, além de aguda, é completa.

Este salmo de Davi escrito há pelo menos uns mil anos antes de Cristo nascer, já trazia para os futuros leitores o sofrimento do justo, ou a prece de um inocente perseguido, terminado em ação de graças pela libertação e a vinda do Reino de Deus no mundo inteiro.

Nos primeiros versículos do Salmo 22 percebe-se um sentido agudo de aflição de Davi, em que ele lamenta o sentimento de afastamento de Deus. Essas foram as mesmas palavras pronunciadas por Jesus durante a sua agonia na cruz e por isso reflete o extremo desespero que Davi se encontrava naquele momento.

Salmo 22

Salmo 22: Um Salmo sobre Jesus Cristo.

Quem escreveu esse livro? O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

A frase “Deus habita no meio dos louvores” tem origem num verso do Salmo 22. Nele, o salmista declara: “Porém tu és Santo, tu que habitas entre os louvores de Israel” (Salmo 22:3). Nesse salmo Davi fala sobre sua angustia; ele fala sobre como se sentia abandonado por Deus em meio a um contexto de intenso sofrimento.

LIVRO DE SALMOS. 1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

O Salmo 34 foi escrito quando Davi se fingiu de louco na presença de Abimeleque, rei filisteu. Davi agradece ao Senhor por ter respondido à sua oração. Pela sua bondade, Deus livra e protege aqueles que O temem, por isso, o convite fica à disposição (v. 8): "provem e vejam que o Senhor é bom"!

Origens. A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois.

Davi permaneceu fiel a Deus. Ele matou leões e ursos com as mãos. Cada vez que Davi precisava lutar contra algum animal, sua fé em Deus era aumentada. Sua experiência com leões e ursos lhe deu confiança para matar Golias.