Quem é bipolar pode ter Alzheimer?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Além disso, indivíduos que apresentam transtorno bipolar tem maior risco para demência, piorando o quadro de saúde mental do idoso.

O transtorno bipolar é uma doença maníaco-depressiva conhecida por gerar flutuações extremas de humor, criando uma alternância entre estados de euforia, depressão e normalidade que variam bastante de frequência, intensidade e duração, além de irritabilidade, esquecimento, aumento da libido, ideias suicidas e fala ...

Pesquisas revelam que as pessoas com doença bipolar têm taxas mais elevadas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, complicações derivadas de hábitos tabágicos, e outros problemas de saúde do que aqueles que não têm nenhum diagnóstico de doença psiquiátrica.

Uma pesquisa realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre indica que episódios recorrentes do transtorno tendem a causar uma redução de volume em certas áreas do cérebro, como o hipocampo, responsável pela memória.

O Transtorno Bipolar é uma doença que acomete o sistema nervoso dos pacientes. Nela, acontecem episódios em que o indivíduo fica muito deprimido ou muito agitado, e casos de insônia também são comuns. Durante esses episódios, chamados de mania, acontecem alterações no cérebro e no corpo dos pacientes.

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

Evita-se pães, massas e demais fontes de carboidratos. A maior parte dos vegetais são permitidos na dieta cetogênica, mas é preciso retirar aqueles que são muito calóricos e proteicos. Não se deve ingerir batatas, mandioca, feijão, soja, lentilha, entre outras leguminosas.

Pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos verificou que pessoas diagnosticadas com transtorno bipolar têm expectativa de vida reduzida em até nove anos, comparadas com a população em geral.

“As pessoas com transtorno bipolar apresentam episódios de humor de dois polos diferentes. Um dos polos, chamado de episódio de mania, é caracterizado por crise de euforia, grandiosidade, autoestima inflada, com uma alta energia para enfrentar o dia, mesmo sem ter dormido bem.

A expectativa de vida de homens bipolares é 13 anos menor e das mulheres, 12 anos menor do que da população em geral, segundo estudo feito na Dinamarca. Chamada de psicose maníaco depressiva (PMD), termo considerado estigmatizante, a patologia ganhou o nome de transtorno bipolar nos anos 1980.