Quem é a rainha das formigas?

Perguntado por: aconceicao3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil que, geralmente, é a mãe de todas as outras formigas da colônia.

A rainha se torna, não nasce
A partir dessas larvas fêmeas iguais, existem dois caminhos possíveis. Se as larvas receberem comida pobre em proteínas, ela crescerá e se tornará uma formiga-operária, mas se for alimentada com comida rica em proteínas, ela se transformará em uma formiga-rainha.

O que eles observaram é que não há divisão de tarefas, nem supervisor, nem coordenação. Cada formiga resolve como bem entende os problemas que encontra, e é a soma de todas as ações individuais que permite a construção das estradas.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.

Apenas os machos e as rainhas podem se reproduzir, e o resto das formigas é estéril. Se a formiga-rainha morrer, a colônia geralmente morre com ela.

Nas formigas, a atividade reprodutiva é limitada a uma ou algumas rainhas que vivem muito mais que as operárias não reprodutivas. As rainhas Harpegnathos normalmente vivem por cinco anos, enquanto as operárias vivem apenas sete meses.

Nessas famílias, a formiga-rainha é a grande mãe de todas as formigas-filhas, chamadas operárias.

Os inimigos naturais das formigas cortadeira são: aves, sapos, rãs, tatus, tamanduás, lagartos, lagartixas, besouros dos gêneros Canthon e Taeniolobus, formigas dos gêneros Solenopsis, Paratrechina e Nomamyrmex, além de mosca da família Phoridae.

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.

Sim, existem formigas venenosas. Pode-se tomar como exemplos a formiga lava-pé (espécie do gênero Solenopsis) e a formiga-seca (Neoponera villosa).