Quem é o chefe das formigas?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

O que eles observaram é que não há divisão de tarefas, nem supervisor, nem coordenação. Cada formiga resolve como bem entende os problemas que encontra, e é a soma de todas as ações individuais que permite a construção das estradas.

A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo. As operárias realizam diversas tarefas, como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das larvas e pupas. Os machos fertilizam as rainhas, durante o período de acasalamento, e morrem logo depois.

É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras.

Um trono e duas Rainhas
Dependendo da espécie, o formigueiro pode ter uma ou mais rainhas, que nos sauveiros são chamadas de tanajura. Ela é a mãe de todas as formigas e aparentemente comanda seus “súditos” liberando hormônios que orientam as tarefas.

Nessas famílias, a formiga-rainha é a grande mãe de todas as formigas-filhas, chamadas operárias.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

Muitas espécies de aves, aranhas, mamíferos e de outros animais alimentam-se regularmente de formigas em pelo menos uma fase de suas vidas. Pássaros e aves domésticas estão entre os predadores mais eficazes contra tanajuras durante a revoada e os pardais constituem um exemplo notável disso.

Apenas os machos e as rainhas podem se reproduzir, e o resto das formigas é estéril. Se a formiga-rainha morrer, a colônia geralmente morre com ela.

A rainha se torna, não nasce
A partir dessas larvas fêmeas iguais, existem dois caminhos possíveis. Se as larvas receberem comida pobre em proteínas, ela crescerá e se tornará uma formiga-operária, mas se for alimentada com comida rica em proteínas, ela se transformará em uma formiga-rainha.

É difícil uma formiga se perder. Elas são ótimas em deixar rastros olfativos no chão e em se orientar por referências visuais, como pedras, árvores e sombras. Mas se o senso de orientação falhar, é provável que ela vire comida de lagarto, aranha ou sapo.

As formigas se locomovem em espécie de 'fila indiana', caracterizada por colocar um indivíduo atrás do outro, para evitar que se percam umas das outras e, assim, conseguir chegar ao destino predeterminado.

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

As formigas possuem hábitos alimentares diversos. Por isso, quando uma fonte de alimento se extingue, elas se organizam para procurar outra, deixando o ninho protegido.

As formigas, na realidade, não dormem. Assim como os peixes, elas entram em um estado de letargia, quando o seu metabolismo abaixa muito, chegando perto do sono.

Uma formiga rainha pode botar entre um e vários milhares de ovos em poucos dias.

Tempo de vida
De 6 e 10 semanas é o ciclo de vida da formiga entre a fase ovípara até se tornarem adultas. Em geral, as operárias podem viver alguns meses, com algumas espécies podendo viver aproximadamente 3 anos.