O que está escrito em Provérbios 22 6?

Perguntado por: rmorais . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Castigar com vara é disciplinar, amorosamente propondo valores, carinhosamente impondo limites. Castigar com vara é repreender com o olhar e aprovar com o sorriso, quando forem os casos. Castigar com vara é restringir horários (para brincar ou passear, de acesso o computador ou o videogame).

Nesse processo de educação de nossos filhos nos caminhos do Senhor, temos que atentar para as coisas que podem leva-los ao compromisso de viver uma vida ao lado de Jesus. São pontos como orar, ler a Bíblia, ter vida devocional, ir à igreja e ser ativo na obra de Deus.

Nesse sentido, Moisés, o maior legislador de Israel exorta: “Medite sempre nessas palavras que hoje estou ordenando. Ensine-as com diligência aos seus filhos. Converse sobre elas quando estiver em casa, quando estiver andando por algum caminho, quando se deitar e quando se levantar.

No geral, Provérbios 22 nos ensina a valorizar uma boa reputação, ser humilde e reconhecer nossas limitações, trabalhar duro e diligente, ser pai com sabedoria e disciplina, ser generoso e ajudar os necessitados. Ela nos encoraja a buscar viver uma vida que agrade a Deus e a buscar a excelência em tudo o que fazemos.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. Postado em 12 de maio de 2013 às 11:41. Pensamento: Crianças não precisam ser treinadas; precisam ser guiadas.

Há muitos versículos da bíblia que afirma isso, como: Os filhos são a herança do Senhor, são uma grande bênção de Deus. Salmos 127:3 Apesar da responsabilidade, o trabalho de educar e educar nos caminhos de Deus e prepará-los para a vida.

Ensina no Caminho
A expressão “no caminho”, nos mostra que devemos mais do que mandar nossos filhos à igreja, e sim, estar caminhando com eles nesta trajetória, e ensiná-los sobretudo a serem igreja. Guiá-los dentro do caminho.