Quem descobriu a eletricidade?

Perguntado por: ucamilo . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos.

Quem descobriu a energia elétrica? No século 18, o físico americano Benjamin Franklin observou o céu em noites de tempestades e descobriu que os raios eram descargas elétricas que vinham das nuvens. Muito antes dele, o grego Tales de Mileto tinha descoberto que ao esfregar âmbar na lã gerava eletricidade.

Como foi a descoberta da eletricidade? Benjamin Franklin decidiu conduzir seu famoso experimento em 1º de outubro de 1752, utilizando uma pipa durante uma tempestade.

A origem da eletricidade se deu na antiga Grécia quando o filósofo Tales de Mileto, no século VI a.C., observou, pela primeira vez, as características atrativas de um material chamado âmbar (espécie de resina vegetal), Figura 01.

Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos ...

A Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, no Rio de Janeiro, foi o primeiro espaço a receber luz elétrica no Brasil. A eletricidade era gerada por um dínamo acionado por locomotivas, máquinas a vapor usadas para transportar cargas pesadas.

A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural, em termelétricas.

  • Ottó Bláthy
  • William Stanley

Em 1889, Tesla conheceu os experimentos de Heinrich Hertz que provaram a existência das ondas eletromagnéticas. Tesla decidiu testar as descobertas de Hertz utilizando bobinas conectadas a geradores de correntes alternadas em alta frequência.

Em seu desafio de criar eletricidade mais eficiente, Tesla chegou a pensar que havia inventado uma máquina de terremotos, que sacudiram seu prédio e vizinhos em Manhattan ao conduzir experimentos. Mais tarde, ele percebeu que os tremores eram efeito de seu oscilador de alta frequência, gerador elétrico movido a vapor.

Tesla foi responsável pela criação da corrente alternada, modelo em que as cargas elétricas têm o sentido invertido periodicamente, permitindo a transmissão de energia por longas distâncias. Já Edison acreditava numa maior eficiência da corrente contínua, na qual não havia variação no sentido das cargas elétricas.

primeira lei de Ohm

Resumo sobre a primeira lei de Ohm
A primeira lei de Ohm relaciona a tensão elétrica e a corrente elétrica que geram uma resistência elétrica. A resistência é diretamente proporcional ao potencial, mas inversamente proporcional à corrente.

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada.

Com esse processo de geração de luz e energia, temos acesso à fundamentais formas de energia que impactam o modo como vivemos, como acender uma lâmpada, esquentar água, ter equipamentos que funcionam por meio de correntes elétricas, entre outros.