Quais são os quatro pontos cardeais?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Os pontos cardeais são: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O) e foram definidos há muitos anos, pelas civilizações antigas. É por meio deles que as pessoas conseguiam localizar-se, pois não havia placas com os endereços.

Como forma de auxiliar-nos na orientação sobre o espaço terrestre, foram estabelecidos quatro pontos cardeais:

  1. Norte, representado pela letra N. Chamado também de setentrional ou boreal.
  2. Sul, representado pela letra S. ...
  3. Leste, representado pela letra L. ...
  4. Oeste, representado pela letra O.

Os pontos cardeais são meios de orientação no espaço terrestre utilizados em diversos instrumentos, tais como as bússolas e os mapas. É, portanto, a partir dos pontos cardeais que podemos ter a correta consciência do lugar que ocupamos no espaço e da nossa posição relativa em relação a ele.

Os pontos cardeais são os principais pontos de referência para localização sobre a superfície terrestre, presentes na rosa dos ventos, e constituem-se de quatro: Norte, inicial N, também chamado "Setentrional ou Boreal". Sul, inicial S, também chamado "Meridional ou Austral".

Em sua representação mais comum, estão presentes os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste).

Leste (L): o lado onde o Sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o Sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o Sol nasce.

Os pontos cardeais são símbolos de orientação que se relacionam com a posição do sol. Toma-se por base que o sol nasce a este (E) e se põe a oeste (O). E podes fazer o seguinte exercício: se virares o braço direito para onde o sol nasce, ficas de frente para o norte (N) e de costas para o sul (S).

-​NASCENTE​:O LADO EM QUE O SOL SURGE NO HORIZONTE PELA MANHÃ.. -​POENTE​:O LADO EM QUE O SOL SE PÕE NO FINAL DA TARDE. -O LADO ONDE O SOL APARECE É O LESTE.

No mostrador da bússola está também indicado o sul, que é a direcção oposta ao norte, assim como a direcção do nascer e do pôr do Sol. O Sol nasce a este e põe-se a oeste. As quatro direcções Norte (N), Sul (S), Este (E) e Oeste (W) são as direcções cardeais da Rosa-dos-ventos.

Utilizando-se da informação de que o Sol nasce sempre a leste e se põe a oeste, pode-se descobrir o norte estendendo-se o braço direito na direção do sol nascente (leste) e o braço esquerdo na direção do sol poente (oeste).

Os pontos cardeais são quatro: • Norte, também conhecido como setentrional ou boreal; Sul, também conhecido como meridional ou austral; • Leste, também conhecido como oriental ou nascente; • Oeste, também conhecido como ocidental ou poente.

Pontos Subcolaterais: nor-nordeste (NNE), nor-noroeste (NNW), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSW), lés-nordeste (ENE), lés-sudeste (ESE), oés-sudeste (WSE) e oés-sudoeste (WSW).

A bússola é um instrumento utilizado para a orientação na superfície terrestre. Bússola é um importante instrumento utilizado na orientação no espaço geográfico. Com a bússola podemos encontrar as direções para nos deslocarmos pela superfície terrestre e também conhecer a posição relativa de um referencial.

Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N). Às suas costas, o Sul (S).

É composta por uma agulha magnética na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, e aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direção do centro magnético da Terra, ou seja, indica o polo.