Qual e o país que não tem noite?

Perguntado por: lreis9 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Finlândia

? No norte da Finlândia são quase 73 noites, sem noite! Isso porque acima do círculo polar ártico, o sol brilha sem parar por mais de 2 meses em várias regiões!

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Sol brilha à meia-noite e dia nunca termina no verão da Lapônia.

Somente a ilha norte de Grímsey fica no Círculo Ártico (66,57° de latitude norte) e ali o sol realmente brilha por 24 horas por volta de 21 de junho. Atualmente, no início de setembro, o sol nasce em Reykjavík às 6:13 da manhã. O pôr-do-sol pode ser visto atualmente por volta das 20:40.

Norilsk

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

ao norte da #Noruega desfrutam de 24 horas de luz do. dia nesta época do ano - um fenômeno conhecido. como “sol da meia-noite”.

O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba. Lá, o sol nasce às 5:21 da manhã e se põe novamente às 17:19 da noite nestes dias.

Portanto, é no Círculo Polar Antártico (sul do planeta Terra), que acontece a noite polar. Ou seja, estes dois lugares têm seis meses de escuridão, bem como outros seis meses de luminosidade completos.

Isso se desenvolve por causa da incidência de dias após dias sem noites, pois esses não se escurecem nas regiões polares. Tal fenômeno é proveniente da localização geográfica dos pólos e do movimento de rotação, translação e inclinação do eixo.

No polo sul, os dias ficam totalmente sem luz do sol. Na Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF, que está aproximadamente no paralelo de 60 graus, temos apenas 5 horas de luz durante todo o dia. Neste ano, o Solstício de Inverno ocorreu em 21 de junho, exatamente às 10h51m de Greenwitch.

Por causa do sentido em que o movimento de rotação acontece, o movimento aparente do sol é de leste para oeste, ou seja, o sol sempre nasce a leste e se põe a oeste. Isso explica, por exemplo, por que as pessoas chamam o Japão de “terra do sol nascente”, pois, simbolicamente, o dia começa primeiro lá.

A pequena cidade localizada ao norte do Círculo Polar Ártico entrou em sua fase anual de escuridão, conhecida como noite polar. “A noite polar é um fenômeno normal que acontece todo inverno em Barrow (Utqiagvik) e em qualquer outra cidade dentro do círculo ártico”, disse a meteorologista da CNN Allison Chinchar.