Qual é a cor de Saturno?

Perguntado por: lmachado2 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Saturno é o sexto planeta em direção ao sol e o segundo maior do Sistema Solar, ficando atrás apenas do planeta Júpiter. Caracteriza-se pela cor amarelada, achatamento nos polos e formação pelos gases hidrogênio e hélio.

A imagem - uma combinação de imagens individuais obtidas com filtros vermelho, verde e azul - mostra que a cor real dos anéis de Saturno é um creme suave. Paradoxalmente, os anéis são compostos essencialmente por partículas de gelo de água, cuja cor é branca quando reflete a luz solar.

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, já forneceu imagens de Saturno em várias cores, do preto e branco, ao laranja, azul, verde e vermelho

Mercúrio, um planeta que só pode ser observado um pouco antes do sol nascer ou se pôr, tem uma cor amarelo-alaranjada, enquanto Júpiter e Saturno aparecem como objetos amarelo pálidos. Por fim, o de mais fácil distinção, Marte: ele tem uma cor vermelha alaranjada bem característica.

Em seguida pode-se pintá-los conforme as cores aproximadas de cada um: O Sol: amarelo; mercúrio: amarelo; Vênus: azul claro com rajadas brancas; Terra: azul mais escuro com rajadas brancas; Marte: vermelho claro; Ceres: bege; Júpiter: alaranjado; Saturno, amarelo; Urano: verde;Netuno: azul; Plutão: gelo e Éris: cinza.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.

Júpiter é conhecido por suas características “listras” coloridas, como a famosa Grande Mancha Vermelha, que se fazem presentes por toda a extensão do planeta.

Trata-se, essencialmente, de um movimento de nuvens rotatórias provavelmente originado pelas grandes diferenças de velocidade dos ventos de Saturno, de acordo simulações digitais feitas pelos cientistas.

Os cientistas não sabem exatamente a origem dos anéis, mas umas das hipóteses é que sejam resquícios de cometas, asteroides ou luas que colidiram e se despedaçaram, fazendo com que os fragmentos entrassem em órbita ao redor de Saturno. Dezenas de luas! Saturno tem 82 satélites naturais, como a nossa Lua.

Aqui então já temos a resposta para a nossa pergunta, não é? A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.

Embora Netuno seja composto também por hidrogênio e hélio, é a presença do gás metano que faz com que o planeta disponha de cor azul.

O céu noturno funciona como uma exibição natural de todos os tipos de corpos celestes. É possível ver estrelas, constelações, a Lua, meteoros e até mesmo os outros planetas. Por causa do brilho, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno podem ser vistos a olho nu.

Plutão é um dos objetos com mais contraste do Sistema Solar, com tanto contraste quanto a lua de Saturno Jápeto. As cores variam entre preto, laranja escuro e branco.

Ele é composto principalmente por hélio e hidrogênio, mas ainda apresenta concentrações de amônia, hidrocarbonetos, vapor de água e fosfina em sua atmosfera — e esses elementos todos são responsáveis por sua coloração marrom amarelada.

Saturno, como sabemos, é um planeta gasoso, sendo basicamente composto de hidrogênio.