Como se localizar a noite?

Perguntado por: uvilela9 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

À noite, quando o sol não é visto no céu, como podemos nos orientar pelos pontos cardeais? A orientação durante a noite é feita com a ajuda de outras estrelas. A constelação do Cruzeiro do Sul pode ser o nosso ponto de referência para a orientação durante a noite.

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Basta encontrar no céu, durante a noite, uma estrela chamada Polar que nunca sai do lugar. Essa estrela não nasce de um lado e nem se põe do outro, porque ela está bem na direção do eixo de rotação da Terra, sobre o Polo Norte.

Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de ...

Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O).

Os meios pelas quais podemos nos orientar são vários: o Sol, a Lua, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério norte), a bússola de mão, entre outros. Para utilizar estes meios de localização precisamos conhecer os pontos cardeais e colaterais representados por meio da rosa dos ventos.

A lua também serve para nos orientar. Como o Sol, a lua surge no leste e se põe a oeste. Desse modo, para nos orientar pela Lua devemos proceder como no Sol: estender o braço direito na direção onde ela nasce (Leste). O braço esquerdo corresponderá ao (Oeste), à nossa frente estará o (Norte) e às nossas costas o (Sul).

A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.

Após localizar a posição do sol, estenda seu braço direito para ele e faça o mesmo com o esquerdo, mas para a direção oposta. No seu braço direito você terá o Leste e no esquerdo o Oeste. Nesta mesma posição, as suas costas estarão direcionadas para o Sul e a sua face para o Norte.

-​POENTE​:O LADO EM QUE O SOL SE PÕE NO FINAL DA TARDE. -O LADO ONDE O SOL APARECE É O LESTE. -O LADO ONDE ELE DESAPARECE É O OESTE.

Os pontos colaterais ficam entre os pontos cardeais e são: Nordeste (NE), entre o Norte e o Leste; Sudeste (SE), entre o Sul e o Leste; Sudoeste (SO), entre o Sul e o Oeste; Noroeste (NO), entre o Norte e o Oeste.

GPS: usa satélites e identifica seu local com precisão de cerca de 20 metros.

A orientação é um importante assunto da ciência geográfica, pois é através dela que conseguimos determinar a localização dos diversos elementos da paisagem geográfica no espaço, quer sejam naturais ou os criados pelo homem.

Localizada no extremo leste do país, a aniversariante desta quarta-feira (05.08), João Pessoa (PB), é conhecida como a “Porta do Sol”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano.