Quem derrubou Mussolini?

Perguntado por: aalegria3 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 8 votos

No dia 28 de abril de 1945, as tropas alemãs capitularam na Itália. Ao tentar fugir para a Suíça, o líder fascista Benito Mussolini e sua amante Clara Petacci foram presos e executados. A história de Benito Mussolini (1883-1945) confunde-se com a do movimento fascista italiano.

Morte de Mussolini e derrota italiana
Em 27 de abril de 1945, Mussolini e sua amante, Clara Petacci, que tentavam fugir para a Suíça, foram capturados pelos Partigiani. Rapidamente julgados, foram executados e seus corpos expostos na Piazzale Loreto, em Milão. Em 2 de maio de 1945, os nazistas se renderam na Itália.

Em 28 de abril de 1945, há exatos 78 anos, Mussolini era fuzilado ao lado de sua amante, Claretta Petacci, por membros da Resistência Antifascista italiana no vilarejo de Giulino di Mezzegra, no Norte do país.

Em 12 de setembro de 1943, homens da SS nazista, comandados por Otto Skorzeny e a mando de Adolf Hitler, libertaram Benito Mussolini, prisioneiro desde julho no Abruzzo, região no norte da Itália.

O colapso da Itália na Segunda Guerra Mundial levou à demissão de Mussolini da posição de primeiro-ministro pelo rei Vítor Emanuel III, em julho de 1943.

Benito Mussolini

No dia 8 de setembro de 1943, a Itália rendeu-se e permitiu aos aliados entrarem no seu território. Benito Mussolini tinha sido deposto pelo rei Victor Emanuel III e estava preso. A rendição foi muito festejada pela comunidade transalpina residente nos EUA, facto a que este filme dá grande destaque.

Os alemães reagiram. Desde a queda do líder fascista, Hitler planejava invadir a Itália a fim de impedir que os Aliados ganhassem espaço naquele território, o que os aproximaria da região dos Bálcãs ocupada pelos nazistas.

O fascismo defende ser necessária a mobilização da sociedade sob um estado totalitário de partido único para preparar a nação para o conflito armado e responder de forma eficaz às dificuldades económicas.

Em 1919, Mussolini fundou o "Fasci di Combatimento" (Grupo de Combate), em Milão, o primeiro grupo do Partido Nacional Fascista, que pregava a abolição do Senado, a instalação de uma nova constituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos.

Entre 1925 e 1926, com o apoio do rei, dos industriais, do Exército e da Marinha, Mussolini promoveu uma ampla perseguição política, impondo o PNF como partido único, e iniciando a ditadura fascista, em que ele era o Duce (o guia) da nova fase política italiana.

Em 28 de abril de 1945, o ditador fascista Benito Mussolini (62 anos) e sua amante Clara Petacci (33 anos) foram fuzilados por partisans italianos (membros da resistência antifascita) em um pequeno vilarejo no norte da Itália.

Vítor Emanuel III (Nápoles, 11 de novembro de 1869 – Alexandria, 28 de dezembro de 1947) foi o Rei da Itália de 1900 até sua abdicação em 1946.

Hoje, dois séculos depois, significa propor uma perspectiva de retorno a uma sociedade em que o pai pega sua autoridade do pai da pátria, o qual a recebe diretamente de Deus. Significa que há só um Deus, uma única pátria e um só tipo de família. Um slogan amplamente usado por Mussolini durante 20 anos de fascismo.

A tradição romana é aqui uma ideia de força. Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados no dia 26 de maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".

fascio

Símbolo do Fascismo
Os fascistas escolheram como símbolo o "fascio" um bastão formado por vários feixes de varas, amarrados com cintos, onde estava a lâmina de um machado. Este objeto era utilizado pelos reis etruscos e, posteriormente, por ditadores e Imperadores da Roma Antiga.