Quantos filhos teve dom Pedro 1 no total?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 9 de agosto de 2023
3.9 / 5 5 votos

Pedro I teve filhos com pelo menos 20 mulheres diferentes ao longo de seus 36 anos de vida. Com suas duas esposas, D. Maria Leopoldina e D. Amélia, foram 9 filhos, sendo que apenas 4 viveram o suficiente para dar netos a D.

  • Pedro II do Brasil
  • Maria II de Portugal
  • Isabel Maria de Alcântara, Duquesa de Goiás
  • Maria Amélia de Bragança
  • Pedro de Alcântara Brasileiro de Saisset
  • Francisca de Bragança

Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

A vida pessoal de D. Pedro I foi tão agitada quanto o seu reinado. Ele se casou duas vezes e ficou conhecido por ser extremamente infiel e ter uma vida sexual bastante ativa. O seu primeiro casamento foi com Leopoldina da Áustria, princesa austríaca, e aconteceu em maio de 1817.

Teve com D. Pedro 7 filhos, sendo que quatro deles morreram precocemente. Dois fatos marcam a biografia de Leopoldina. Um deles foi o papel importante desempenhado pela imperatriz como conselheira política de D.

O ex-imperador brasileiro sofria de tuberculose e, antes de morrer, fez um pedido inusitado: que seu coração fosse enterrado na cidade do Porto, em Portugal, cidade que adorava e que viveu durante parte da guerra civil.

Atualmente, a Família Imperial Brasileira mora em uma casa alugada em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, e é composta por sete pessoas, descritas a seguir por ordem de sucessão no trono.

Juntos, eles recebem R$ 100,9 mil por mês apenas de honorários, o equivalente a R$ 1,21 milhão por ano.

Hoje, o imposto beneficia a família Orleans e Bragança e, em Petrópolis, é recolhido pela Companhia Imobiliária de Petrópolis, administrada por herdeiros da antiga família real.

Dom Bertrand nasceu a 2 de fevereiro de 1941, em Mandelieu-la-Napoule (França), e é o terceiro dos 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

  • Isabel, Princesa Imperial do Brasil
  • Leopoldina de Bragança
  • Afonso Pedro de Bragança
  • Pedro Afonso de Bragança

Dom Pedro I no Brasil
Foi nesse contexto que Dom Pedro I, aos 9 anos de idade, chegou ao Brasil. Em 1818, quando possuía 19 anos, casou-se no Rio de Janeiro com a Arquiduquesa Leopoldina, filha do Imperador Francisco I da Áustria.

Amélia de Leuchtenberg

Amélia de Leuchtenberg, a segunda esposa de d. Pedro I, foi uma personagem importante no período que marcou o final do primeiro império. Há diversos registros iconográficos dela na Brasiliana Iconográfica, sendo uma das imagens mais significativas a que consta no livro de Jean Baptiste-Debret.

A primeira imperatriz brasileira viveu pouco, morrendo em 1826 e, em nove anos na corte, engravidou nove vezes. Mas seu papel na história do Brasil vai muito além de ser apenas a esposa de Dom Pedro I. Ela foi fundamental no processo de independência, que implodiu o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.