De quem Dom Pedro estava fugindo?

Perguntado por: arodrigues3 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 7 votos

Pedro I fugiu de Portugal e veio para o Brasil ainda criança; vida do 1º imperador do país é cercada por curiosidades | Mundo | G1.

Dom Pedro II, o último imperador do país foi expulso junto a sua família. Isso aconteceu após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. A revolta de civis e militares contra a monarquia retirou Dom Pedro II do poder do Brasil.

A invasão de Portugal, por ordem de Napoleão Bonaparte, foi o motivo que levou a corte portuguesa a mudar-se para o Brasil. A transferência da corte portuguesa para o Brasil tem relação direta com os acontecimentos da Revolução Francesa e do período napoleônico.

Em meio à traição do irmão e a sucessivas crises econômicas e políticas no Brasil, Dom Pedro I abdicou ao trono brasileiro em virtude de seu filho Pedro de Alcântara, de 5 anos. Voltou à Europa, onde organizou um exército para lutar contra Miguel na Guerra Civil Portuguesa, em 1834.

O refúgio no Brasil foi uma manobra do príncipe regente, D. João, para garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte. Para garantir o êxito da transferência, o reino de Portugal teve apoio da Inglaterra, que também auxiliou na expulsão das tropas napoleônicas.

Pedro I. Por isso, em 1831, o imperador do Brasil deixou o trono para o filho, D. Pedro 2º (então com 5 anos de idade) e voltou a Portugal, para lutar na Guerra Civil Portuguesa.

A Família Imperial do Brasil
Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

A viagem foi difícil. Com os navios superlotados, não havia espaço para todos se acomodarem. Muitos viajaram com a roupa do corpo, pois nem tudo pôde ser embarcado, já que a capacidade dos navios há muito havia sido superada. A água e os alimentos foram racionados.

Introdução. Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.

Temendo a perda do seu poder, Dom João VI foi pra Portugal e deixou o seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.

Como imperador do Brasil, Pedro I não deixou de ser, evidentemente, herdeiro de Portugal, ainda que a Constituição Brasileira de 1824 proibisse-o legalmente de tomar posse do reino onde nascera. Porém, com a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro, para evitar que seu irmão D.

Essa fase estendeu-se até 1831, quando o imperador D. Pedro I abdicou o trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II.

Dom Pedro I

Com a vinda do coração de Dom Pedro I ao Brasil e o bicentenário da Independência do Brasil, os acontecimentos que levaram Dom Pedro I a proclamar a independência do país em relação a Portugal são relembrados.

Como nação independente, o Império do Brasil teve dois monarcas, D. Pedro I e D. Pedro II.

Pedro, que estava em viagem a São Paulo. O príncipe regente foi alcançado no dia 7 de setembro, às margens do rio Ipiranga. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º declarou independência do Brasil às margens do rio Ipiranga.