Quem criou o primeiro bolo do mundo?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

Os primeiros bolos teriam sido uma espécie de pão, feitos com massa de trigo. Durante a cerimônia, esse pão era quebrado, como uma benção, sobre a cabeça da noiva, para que ela tivesse vida longa e muitos filhos.

Não existe uma única versão da origem dos bolos, mas é intuito acreditar que tudo começou em Roma, por volta do ano 100 a.C.. A essa época, os bolos teriam sido uma espécie de pão – a base de massa de trigo, o qual era quebrado sobre a noiva com forma de benção.

A primeira história (e mais conhecida), diz que os bolos surgiram nas festas de culto aos deuses na Grécia Antiga. Naquela época, os gregos homenageavam a deusa da fertilidade e da Lua, Ártemis, com um preparado redondo à base de mel e pão, coberto por várias velas acesas.

“Sabe como o hábito de fazer e oferecer bolos começou no Brasil? O bolo já tinha função social na vida portuguesa e, ao chegar aqui, foi ganhando mais e mais importância. Claro, inicialmente, no primeiro século da colonização, nas camadas mais altas da sociedade.

A história do bolo começa no Egito Antigo
Lá, o produto era preparado com pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Depois da expansão do Império Romano, eles se aperfeiçoaram na técnica da fermentação e implementaram na produção. Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola.

Acredita-se que a origem dos bolos tenha sido no Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e passas.

Para quem não sabe, o bolo surgiu no Antigo Egito, na época, eles eram confeccionados a partir de uma espécie de pães que eram adoçados com frutas e xarope. A “docilidade” ficava por parte das uvas-passas e das tâmaras que proporcionavam à massa, um sabor único e muito apreciado.

O bolo pode ser considerado símbolo de união entre pessoas e, por isso, é peça fundamental em muitos eventos comemorativos. Nascimento, batizado, aniversários, casamento, confraternizações em geral, são ocasiões que requerem um bolo.

As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.

A palavra bolo deriva de «prov[avelmente] bola /ó/, com fechamento da vogal tônica -ó- > -ô- e troca da vogal temática -a por -o, tomada como desin[ência] de masc[ulino], no padrão vern[áculo] masc[ulino] -o: fem[inino] -a; talvez pelo feitio arredondado que os bolos em geral apresentam; (...); f[orma] hist[órica] 1392 ...

Significado de Bolo
substantivo masculino [Culinária] Massa de farinha, geralmente com açúcar e ovos, além de outros ingredientes, geralmente de forma arredondada ou retangular, cozida ou assada. [Culinária] Alimento salgado feito com variados ingredientes, assado ou frito: bolo de carne.

As comemorações de aniversário começaram no Egito antigo por volta de 3000 a.C, e eram restritas apenas aos faraós e deusas. Os gregos também só comemoravam a seres superiores. Já em Roma, as comemorações foram estendidas aos mortais, porém restrita ao Imperador, a sua família e aos senadores.

Raspa de arca.
Se acreditarmos na versão, trata-se do doce mais antigo do mundo. Chama-se asure (em turco) ou ashure, palavra derivada do árabe ashura, que significa décimo.

Segundos os historiadores o primeiro registro de um doce é do primeiro século antes de Cristo: Uma iguaria que era feita na Sicília, lá na Itália!

Os primeiros registros apontam que no século I a.C o grande filósofo Cícero citou ter provado na Sicília, na Itália, um “tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, ou seja, deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite, o famoso cannolo siciliano.