Quem criou o primeiro bloco de Carnaval no Brasil?

Perguntado por: acoutinho8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O primeiro bloco de carnaval de rua registrado no Brasil foi o Cordão da Bola Preta, fundado em 1918 no Rio de Janeiro. O bloco foi criado por um grupo de amigos que se reuniam para brincar o carnaval e se vestiam com roupas de bola preta, que eram comuns na época.

O primeiro baile carnavalesco no Brasil ocorreu em 1840 e, desde então, começaram a se formar os blocos e cordões. Em 1846, surgiu, no Rio de Janeiro, o grupo Zé Pereira.

O Carnaval foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII, manifestando-se inicialmente por meio do entrudo, uma brincadeira popular. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras.

Os primeiros registros de blocos carnavalescos na cidade remetem a meados do século XIX. Eram essencialmente grupos anárquicos de foliões, que saíam às ruas de forma indistinta. No começo do século seguinte, porém, certos traços de organização começaram a dar ritmo à bagunça libertária dos primeiros blocos e cordões.

Cordão da Bola Preta

O Cordão da Bola Preta é um bloco que surgiu em 1918, no Rio de Janeiro, e até hoje arrasta multidões para as ruas.

A ideia de um bloco de carnaval de rua surgiu a partir de grupos de amigos que se reuniam para tocar instrumentos, cantar e dançar nas ruas durante o carnaval. Esses grupos eram compostos por pessoas da comunidade que se juntavam para celebrar a festa.

Galo da Madrugada – Recife
Entre as estrelas do Carnaval pernambucano está o Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval do mundo, segundo o Guinness Book. Ele foi criado em 1978 e desfila sempre no sábado com carros alegóricos e trios elétricos nos bairros de São José e Santo Antônio.

Vem da antiguidade. Era um período anual de festas profanas e hoje corresponde ao período de três dias, que sempre acaba na Quarta-Feira de Cinzas, às vésperas da Quaresma. A palavra carnaval vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”.

Origem do Carnaval: como surgiu a festa
A origem do Carnaval está nas festas aos deuses da Antiguidade. Na Babilônia, se realizava a comemoração das Saceias, onde era permitido que um prisioneiro assumisse a identidade do rei por alguns dias, sendo morto ao fim da comemoração.

O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma, que se avizinha e também com o controle dos prazeres mundanos.

Os blocos que arrastam milhares de pessoas todos os anos no carnaval brasileiro nasceram no século 17 e tem relação íntima com manifestações culturais dos negros escravizados. Os blocos de rua são uma das manifestações mais expressivas do carnaval brasileiro.

Cem anos depois, os grupos, chamados de cordões, ranchos e blocos se popularizavam como manifestações no Rio de Janeiro e foram se espalhando pelo país.