Como surgiu o halloween?
O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.
Quando e como surgiu Halloween
Como o Halloween surgiu? O surgimento do Halloween aconteceu em algum momento entre o século XIV e o século XVIII e tem total relação com a cristianização das áreas que praticavam o Samhain (Irlanda, Escócia e País de Gales).
O que está por trás da festa de Halloween
Origem do Halloween
Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.
Onde surgiu o primeiro Halloween
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
O que significa festa de Halloween para os cristãos
É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé. No primeiro olhar, entendemos que os princípios do Halloween não têm nenhuma sintonia como prática de fé e religiosidade, portanto são incompatíveis com a nossa confessionalidade.
Quem trouxe o Halloween para os Estados Unidos
A festa, no entanto, só chegou aos EUA em meados do século XIX e foi levada por imigrantes irlandeses que fugiam de seu país por causa da Grande Fome, que atingiu a Irlanda e levou milhares de pessoas à morte ou à imigração.
O que significa o Halloween para os americanos
A palavra Halloween é uma abreviação para a frase “All Hallows' Eve” ou “All Hallows' Evening” que – em inglês – significa a véspera de todos os santos. Ou seja, o dia anterior ao Dia dos Mortos, lembrado sempre em 1º de novembro.
Qual é a lenda do Halloween
Você conhece a história do Halloween? O Halloween vem da cultura celta, um povo muito antigo que tinha um festival chamado Samhain, que era a virada de ano. A data era comemorada sempre em 31 de outubro e as pessoas acendiam fogueiras e vestiam fantasias para espantar fantasmas.
Por que não se comemora o Halloween no Brasil
Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.
Como foi a chegada do Halloween nos Estados Unidos
Segundo a seguidora da cultura celta e do paganismo Greice Roos, o Halloween chegou aos Estados Unidos através dos irlandeses. As estações do ano marcam os festejos celtas. Para os países do hemisfério norte, o mês de outubro é o início dos dias frios, com o inverno tendo início em dezembro.
Por que o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro
A origem do Halloween
Contudo, uma das teorias mais aceitas é a de que ele descende de um festival celta chamado "Samhain", que significa “final do verão”. Essa festa começava no dia 31 de outubro e era uma homenagem ao rei dos mortos e também uma comemoração pelo sucesso da colheita daquele ano.
Quem era o rei dos mortos no Halloween
Samhain
Acredita-se que se originou no ano 600 a.C. com um festival pagão realizado pelo povo celta que ocorria durante três dias – de 31 de outubro a 2 de novembro – e marcava o fim do verão e da colheita, daí seu nome Samhain, onde também era homenageado o “Rei dos Mortos”.
Qual foi a influência da Igreja Católica sobre o Halloween
Na Idade Média (séculos V e XV), a festa passou a se chamar Dia das Bruxas pela Igreja Católica, que considerava a comemoração um ato de heresia (anticristão). As pessoas que festejassem tal data eram perseguidas e condenadas às fogueiras pelo Tribunal da Inquisição.
Porque a Igreja Católica condenava a festa de Halloween
Considerava-se que nesse dia desaparecia a fronteira entre o mundo visível dos homens e o mundo invisível dos espíritos.
Qual a importância do Halloween na escola
Celebrar o Halloween em escolas é a concretização do aprendizado do Idioma. No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween nos Estados Unidos, tradição que também conquistou os brasileiros. No Brasil, as escolas de idiomas aproveitam a data para trabalhar o inglês de forma diferente com os estudantes.