O que é música?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 8 votos

A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região.

Especifique o gênero musical. Gêneros separam as músicas em categorias amplas, e muitas composições ficam na mesma "área" porque têm tons ou estruturas em comum (às vezes, ambos). Fazer essa identificação é a maneira mais fácil de descrever uma canção a alguém.

a música permite expressão emocional, fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, ela também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura.

O que é necessário para que uma música seja criada, você sabe? Os três elementos básicos da música são: melodia, harmonia e ritmo. Cada um desses elementos gera estímulos e sensações diferentes em quem está ouvindo, cantando ou tocando!

A música para mim é um combustível para a vida. É uma maneira de descrever e expressar humores e sentimentos, é uma linguagem universal e não é limitada a um certo tempo ou espaço.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

Melodia, harmonia e ritmo são três palavras que, geralmente, se referem a música. Mas diversas vezes, conversando com pessoas leigas e apreciadoras de música, percebo que não há certeza sobre o que essas palavras significam, como se dão nos sons.

Verso - coro - verso - coro - ponte - coro - fim
Estas secções não têm necessariamente de ter o mesmo número de barras. Por exemplo, um verso pode ter 12 barras de comprimento, o refrão apenas 6 e a ponte novamente 6. Um número infinito de canções pop tem esta estrutura de canções.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

O seu principal objetivo é levar prazer para os ouvidos das pessoas, evocando sentimentos e contribuindo para o seu bem-estar e alegria. De acordo com vários estudiosos, a música é uma forma de ajudar no desenvolvimento da nossa mente, promovendo relaxamento e equilíbrio.

Os benefícios da música para a saúde
A música é capaz de estimular a liberação de dopamina e causa a sensação de bem-estar. Não à toa ela vem sendo bastante utilizada por médicos, terapeutas e preparadores físicos como tratamento de diversos problemas. E os resultados têm sido cada vez melhores.

Música e saúde
Pesquisas realizadas na Inglaterra concluíram que o ato de ouvir músicas mais melodiosas, tranquilas e serenas, contribui ativamente para a redução de dores crônicas, uma vez que sons desse tipo liberam efeitos anestésicos e analgésicos, além de diminuir em até 25% a incidência de depressão.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.