O que é o folclore?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Folclore é um gênero da cultura de origem popular, que representa a identidade social de uma comunidade através de atividades culturais que nasceram, individualmente ou coletivamente, e se desenvolveram com o povo transmitidos entre gerações.

Folclore é o conjunto de manifestações da cultura popular que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos e ritmos, por exemplo.

O folclore brasileiro é comemorado em 22 de agosto, e nele é costume relembrar seus personagens, como o Curupira. Folclore é o que entendemos como as formas pelas quais a cultura popular manifesta-se e que são parte da identidade cultural de um povo.

O Folclore é um conjunto de tradições e manifestações populares formado por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. O folclore é um modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive.

O QUE É FOLCLORE
FOLCLORE É O CONJUNTO DE TRADIÇÕES E MANIFESTAÇÕES POPULARES CONSTITUÍDO POR LENDAS, MITOS, PROVÉRBIOS, DANÇAS E COSTUMES QUE SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. A PALAVRA TEM ORIGEM NO INGLÊS, EM QUE “FOLCLORE” SIGNIFICA SABEDORIA POPULAR.

No Brasil, o folclore foi resultado da miscigenação de três povos (indígena, português e africano) e da influência dos imigrantes de várias partes do mundo. Por isso, nosso país tem uma tradição folclórica variada, rica e muito peculiar. Em cada região brasileira, o folclore apresenta semelhanças e diferenças.

Conheça 5 brincadeiras do folclore brasileiro

  • Cabra-cega. É uma brincadeira para se jogar com a galera, e nela, a pessoa da vez precisa ter os seus olhos vendados. ...
  • Amarelinha. Quem nunca brincou disso, que atire a primeira pedra! ...
  • Pião. ...
  • Bola de gude. ...
  • Cabo de guerra.

Lendas do folclore brasileiro
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.

Na lenda indígena, conta-se que a Iara era a filha de um pajé e era bastante famosa por ser uma exímia guerreira. As qualidades de Iara despertavam a inveja alheia, fazendo com que ela fosse vítima de seus irmãos, que se uniram para matá-la. Durante a emboscada, Iara resistiu e, na luta, matou todos os seus irmãos.

As lendas e mitos brasileiros possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros. A mescla de diferentes culturas permitiu a produção de mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.

A lenda do Saci surgiu na região Sul e foi influenciada por elementos das culturas africana e indígena. A figura ficou conhecida nacionalmente por influência da obra de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil do Brasil.

Valorizar os costumes, crenças e cultura popular; Conhecer as lendas e histórias contadas pelo povo; Resgatar as tradições do povo.

O folclore, na Educação Infantil, possui o papel de auxiliar as crianças a entenderem mais sobre a cultura popular na qual estão inseridas. Sendo assim, é oferecido um acervo cultural de costumes, artes, lendas, mitos, provérbios, cantigas e ensinamentos, que são inigualáveis.

As lendas e os personagens do folclore brasileiro são elementos que fazem parte da nossa cultura há séculos. Alguns exemplos são o saci-pererê, o curupira, o boitatá e a iara. O saci-pererê e o curupira são dois famosos personagens do folclore brasileiro.

Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.

Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo. Para não perder a tradição é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.