O que é dança?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

A dança é a arte de fazer movimentos ritmados com o corpo. É uma expressão artística e cênica que envolvem os movimentos corporais em sua relação com diferentes estilos musicais.

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.

A Dança é uma das expressões artísticas mais antigas, considerada a 2ª Arte entre as 11 Artes elencadas pelos especialistas. Na Pré-História, dançava-se pela vida, pela sobrevivência, cultuando a Natureza em busca de alimentos, água e também em forma de agradecimento.

Tipos de dança: principais estilos e ritmos

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

Atualmente, a dança tem a finalidade de resgatar as manifestações expressivas da nossa cultura, incentivando a expressão de sentimentos e emoções que ajudam na integração social. Na prática da dança, são desenvolvidas a socialização, a linguagem estética, a arte corporal e outras formas de expressão.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.

O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.

As danças brasileiras são expressões de arte e corporalidade do nosso povo. É marcada pela diversidade e miscigenação, principalmente, das culturas indígenas, africanas e europeias. Existem inúmeras danças brasileiras que são populares em nossa cultura, como: forró, frevo, samba e carimbó.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.