Quem criou o bolinho caipira?

Perguntado por: edias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

A autora da primeira receita de Bolinho Caipira é Ana Rita Alves Gherke, conhecida por “Dona Nicota”. Nascida em Jacareí, criou a receita que, desde então, passou a ser servida em festas juninas.

Poucos sabem que o salgado foi criado no Vale do Paraíba, e era servido durante a Semana Santa. De acordo com o presidente da Fundação Nacional do Tropeirismo, °cílio José Azevedo Ferraz, o bolinho caipira é um autêntico representante da culinária do Vale do Paraíba.

1925

Em Jacareí, os primeiros registros do bolinho caipira sendo comercializado são do ano de 1925, quando a iguaria era vendida dentro do Mercado Municipal. O quitute já possuía a receita que é conhecida até os dias de hoje na cidade, com massa feita de farinha de milho branca e recheado com linguiça.

O bolinho de carne, iguaria presente em todo bar que se preze, foi criado na Holanda, no início do século XVII. Foi um dono de boteco amsterdamês que, junto com sua esposa, começou a produzi-lo a fim de manter sua freguesia presente. Essa primeira versão era mais parecida com um croquete recheado com carne desfiada.

Jacareí

O bolinho caipira de Jacareí foi declarado em 2010 como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. É um quitute famoso nas cidades do Vale do Paraíba. Em Jacareí, o bolinho começa a ser comercializado já em 1925, dentro do Mercado Municipal.

Quem é o caipira? Nossa história começa na época da colonização no Brasil, na região denominada pelos portugueses como Paulistânia, um território original dos indígenas Guaranis.

Significado de Bolinho
substantivo masculino [Culinária] 1 diminutivo de bolo. Nome de vários manjares, geralmente em forma de bolinhas, feitos com diversos ingredientes e temperos, como queijo, bacalhau, camarão etc., quase sempre fritos em gordura ou azeite. Etimologia (origem da palavra bolinho). Bolo + inho.

nome masculino
1. Pequeno bolo. 2. [ Culinária ] Massa constituída por um aglomerado de ingredientes picados que é depois cozinhada, geralmente frita, em pequenas porções (ex.: bolinhos de abóbora; bolinhos de bacalhau).

História do bolinho de chuva
A receita do bolinho de chuva veio de Portugal e se popularizou no Brasil da maneira que conhecemos somente no século XIX. Antes dessa época, o trigo era uma iguaria cara, chamada de “farinha do reino”, então muitas receitas faziam a substituição por farinha de mandioca ou cará.

Kátia Barbosa

Mas como o bolinho de feijoada surgiu? A sacada nasceu da mente brilhante da “Mestra do Sabor”, Kátia Barbosa, quando estava com um grupo de amigos em um bar de Belo Horizonte e provou um bolinho de feijão e não gostou. Era na verdade era de acarajé.

Diz a lenda que o bolinho de arroz foi inventado no Japão, e era muito consumido pelos samurais. Eles levavam o bolinho em suas viagens, dentro de bambus, para comer durante as batalhas. A receita original não é igual ao modo como fazemos no Brasil: por lá, ele tem um furo no meio, para rechear.