Quem criou a teoria da motivação?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Abraham Maslow

Quem criou e como surgiu a Pirâmide de Maslow? Abraham Maslow foi um psicólogo norte americano que buscou estudar e demonstrar a relação entre o comportamento motivacional das pessoas e um conjunto de necessidades humanas, ponto de partida para a criação do seu estudo mais conhecido, a pirâmide de Maslow.

Maslow

Talvez a mais famosa teoria de motivação é conhecida como a Pirâmide de Maslow ou Teoria das Necessidades , eleborada pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, baseia-se na ideia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais.

Algumas das teorias mais conhecidas são a Teoria da Hierarquia das Necessidades, a Teoria X e Y, a Teoria da Expectativa e a Teoria do Equity. A Hierarquia das Necessidades é uma teoria desenvolvida por Abraham Maslow que sugere que as pessoas têm necessidades fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização.

Aqui estão incluídas as teorias da expectativa, de Vroom; da equidade, de Adams; e do reforço, de Skinner. As Teorias de Conteúdo buscam explicar os fatores, as razões pelas quais as pessoas se motivam.

As teorias motivacionais começaram a ser desenvolvidas na segunda metade do século XX, e ainda hoje recebem complementações. Muitos estudiosos classificaram essas teorias como estudo da “Satisfação”, pois visam medir o índice de motivação das pessoas, baseadas em suas necessidades e aspirações.

Essa é uma ideia ligada ao conceito de motivação cognitiva. Freud acreditava, em contrapartida, que raramente temos consciência das forças que nos motivam. Ele chama isso de motivação inconsciente, algo que nos faz parecer agir de forma como se prevíssemos um resultado favorável.

Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.

As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. ...
  • CONQUISTA. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

A base da teoria dos dois fatores de Herzberg está no ambiente externo e no trabalho do indivíduo, enquanto Maslow está embasada na teoria da motivação nas diferentes necessidades humanas, segundo Chiavenato (2006).

Numa perspectiva geral a maioria das definições de motivação tende a incluir um elemento de estimulação, ação e esforço, movimento e persistência, bem como a recompensa.

Dentro do estudo da motivação, a teoria da Escola Hierárquica das Necessidades Humanas Básicas de Maslow (1970) é uma das teorias mais conhecidas e difundidas: No estudo do comportamento do consumidor, ela é apresentada como um processo racional, segundo o qual a motivação ascende através de vários níveis de ...

“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.

Além da teoria de Maslow, existem diversas outras teorias famosas baseadas neste conceito, as mais conhecidas são: motivadores e fatores de higiene de Herzberg, teoria da motivação humana de McClelland e a teoria do ERG de Alderfer.

A motivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano. Assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológica, instintiva e psicológicas-emoções.