Como lidar com o tédio no trabalho?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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5 maneiras de combater o tédio no trabalho

  1. Divida tarefas e dias tediosos. ...
  2. Cultive a segurança psicológica para que os funcionários possam falar como se sentem. ...
  3. Aqueça o trabalho com propósitos e desafios. ...
  4. Incentive o compartilhamento e/ou a criação no trabalho. ...
  5. Reserve um tempo para projetos que te deem paixão.

Neste artigo:

  1. Leia um bom livro.
  2. Faça uma caminhada na natureza.
  3. Visite museus, cinemas e teatros.
  4. Mão na massa.
  5. Planeje atividades com amigos ou familiares.
  6. Equilíbrio é fundamental.

Crônico, o tédio pode levar à depressão, ansiedade, comportamento agressivo, dependência de álcool e drogas, irritação, entre outros, como explica Santandreu. Talvez por isso mesmo exista essa certa fobia de tédio na sociedade. “Não existe o excesso de tédio”, afirma ele.

A Síndrome de Boreout, também é conhecida como “trabalhador entediado”. Trata-se do estado de enfado profissional, que tira o entusiasmo e o prazer de atividades cotidianas, e consegue prejudicar o estado psicológico dos trabalhadores.

Este artigo explica até que ponto a falta de foco no trabalho é aceitável e quando passa a ser motivo de preocupação. Nem sempre conseguimos manter o foco no trabalho. Momentos de dispersão durante a labuta podem ser considerados normais, afinal, somos seres humanos e não robôs.

Estamos nos referindo a uma forma de se relacionar com a realidade e seus estímulos. Nesse sentido, falar em tédio significa falar em um direcionamento das atenções voltadas para si, para o seu fracasso ou dificuldade em realizar atividades gratificantes.

O tédio não é definida como uma doença, mas pode desencadear morbidades, e essas podem ser transtornos e outras condições clínicas. Com base nisso, sentir tédio é algo normal, que ocorre por uma série de motivos. Geralmente, a sensação passa após algum tempo ou quando alguma mudança acontece.

Ajudam a prevenir a depressão leitura, aprender coisas novas, ter hobbies, viajar e se divertir. Essas práticas mantém a cabeça ativa e a ocupam com pensamentos positivos. A ciência já comprovou que cuidar do corpo reflete na saúde mental de forma positiva.

Episódios frequentes de irritabilidade, mudanças de humor, estresse, desânimo, isolamento social, insônia, choro frequente, são sinais de alerta e precisam ser levados a sério. Caso perceba que a sua saúde mental não vai bem, procure ajuda psicológica.

Essa síndrome surge por excesso de trabalho vinculado à pressão. Alguns profissionais são mais suscetíveis a desenvolver a Síndrome de Burnout, tais como: médicos, enfermeiros, professores, policiais e jornalistas, além de profissionais que desempenham dupla ou tripla jornada.

O que realmente tira a sua atenção no trabalho

  • A distração no trabalho. Telefone, mídias sociais, pessoas ao redor. ...
  • Onde está a distração? Acredita-se que só o externo atrapalha e interrompe. ...
  • Falta de interação social. ...
  • Mate o multitarefa. ...
  • Não bloqueie as distrações.