Que significa melancolia Wikipédia?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Melancolia (do grego μελαγχολία — melagcholía; de μέλας — mélas, "negro" e χολή — cholé, "bílis") é uma tristeza vaga, permanente e profunda, que leva o sujeito a sentir-se triste e a não desfrutar dos prazeres da vida. Ela pode surgir devido a causas físicas e/ou morais.

Melancolia significa o estado de tristeza profunda e apatia sentido continuamente por alguém. A melancolia é um tipo de depressão e possui os mesmos sintomas: a pessoa não se interessa por nada ao seu redor, nenhum acontecimento traz prazer ou alegria e a vida deixa de ter interesse.

Mas, como vimos, as causas da melancolia crônica — que pode ser descrita como depressão melancólica ou endógena — são, geralmente, fatores genéticos ou disfunções cerebrais. Dessa forma, os medicamentos antidepressivos são fundamentais, pois atuarão diretamente na química do organismo.

O termo “melancolia” tem sido empregado, nas atuais classificações (DSM IV), designando o subtipo anteriormente chamado de “endógeno”, “vital”, “biológico”, “somático” ou “endogenomorfo” de depressão.

Melancólicos têm uma sensação de vazio que é muito mais grave do que quando se está deprimido. “Na melancolia o pensamento é absoluto: ou é ótimo, ou não é nada. É maniqueísta. Não existe meio termo, não existe algo que tenha coisas boas e ruins ao mesmo tempo.

A melancolia é um sentimento que provoca apatia, tristeza e falta de expectativas no dia a dia. Trata-se de um transtorno de humor que afeta os planos, a produtividade, o humor e os relacionamentos interpessoais de uma pessoa.

As pessoas com temperamento melancólico são profundas, sensíveis, nostálgicas e muito detalhistas. Costumam ser aquelas pessoas que preferem ficar caladas no seu canto, com dificuldade para demonstrar os seus sentimentos, desconfiados, mas muito leais e dedicados às pessoas que amam.

Temperamento melancólico – Pontos positivos: talentoso, analítico, esteta, habilidoso, autodisciplinado, disposto a sacrificar-se e sensível. Pontos negativos: desconfiado, suscetível, vingativo, mal-humorado, crítico, teórico, não social e pessimista (fonte: Crescimento Pessoal & Motivação, 2006).

Podemos dizer que melancolia, pensamento, contemplação e reflexão habitam o mesmo universo. Por isso, é normal nos pegarmos melancólicos enquanto observamos a chuva ou as ondas rebentando no mar. Por isso, é normal assumirmos um ar melancólico enquanto “digerimos” uma leitura que nos provoca ao autoconhecimento.

substantivo masculino Quem é triste ou sofre de melancolia; quem sente uma tristeza excessiva. adjetivo Triste ou sombrio; que tende a sentir tristeza ou melancolia. Que expressa melancolia, estado de tristeza imensa: filme melancólico.

Dificilmente procura novas amizades, aguarda que as pessoas venham ter consigo. Mais do que qualquer outro tipo de temperamento, o melancólico tem um forte desejo de ser amado e deseja relacionar-se, mas acha difícil expressar os seus sentimentos.

1 tristeza, abatimento, prostração, desânimo, depressão, esmorecimento, soturnidade, taciturnidade, desinteresse, desprazer, enfado, fastio, tédio, aborrecimento, infelicidade, descontentamento, desalento, desolação, languidez, insatisfação, sofrimento, misantropia, pesar, saudade, nostalgia, banzo, marasmo, negrume, ...

A melancolia, ou estado melancólico, é um sentimento de tristeza profunda, apatia e reflexão, frequentemente associada a uma sensação de perda ou luto. Essa emoção pode ser passageira e ocorrer em momentos específicos da vida, como uma reação a eventos negativos ou estressantes.