Qual a diferença entre deslealdade e traição?

Perguntado por: isubtil5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Ou seja, uma infidelidade sexual fortuita e inconsequente poderia ser acompanhada de lealdade, isto é, de respeito ao parceiro (embora seja bastante duvidoso que isso lhe sirva de consolo), enquanto a deslealdade seria capaz de se manifestar em atos de traição ao pacto amoroso que não necessariamente acabam na cama.

Normalmente significa se envolver em relações sexuais ou românticas com outra pessoa que não seja o companheiro ou companheira, assim quebrando o compromisso firmado entre os dois. No entanto, para alguns, pode não ser muito fácil definir o que é ou não uma traição.

De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, (2001) uma das definições dadas para “traição” é, por analogia, “infidelidade no amor”. Já a palavra “infidelidade”, está definida mais precisamente como “falta de respeito, de fidelidade àquilo com que se deveria estar comprometido”.

Apesar da lealdade e fidelidade serem conceitos similares, existem algumas diferenças entre eles. Por exemplo, em uma relação de amizade ou amorosa, ser fiel é tido como uma obrigação social, mas a lealdade, ela é espontânea, leve, por se tratar de uma escolha pessoal.

A fidelidade atua como uma forma de controle, como um fio em que cada um fica com uma parte. Por isto cada parte tem uma certa espreita e vigilância para que esse contrato não se quebre. Já a Lealdade é algo que está relacionado a um valor interno. A lealdade atende a um propósito.

Mentiras e omissões. Entram aqui “pequenas mentiras” e até maiores e mais complexas, como manipulações; Desrespeito, como mostrar desprezo pelo parceiro ou pela parceira; Romper promessas, ou, prometer o que sabe que não vai cumprir, que seria também um tipo de manipulação; e.

As duas principais categorias de infidelidade são: a física e a emocional. A infidelidade emocional pode ser tão prejudicial , quanto a infidelidade física. A infidelidade emocional é, em alguns casos, devastadora e causa diversos problemas, como baixa autoestima e insegurança.

auto-traição

O pior tipo de traição possível é a auto-traição. Para Jean-Jacques Rousseau, filósofo de Genebra nascido em 1722, todo ser humano nasce com um projeto vencedor. O problema é que para se enquadrar nas regras sociais muitas vezes o indivíduo se trai, abre mão do nosso próprio caminho em troca de ser aceito.

“A traição é o rompimento de um acordo. Isso envolve a quebra de algo que foi combinado entre as pessoas envolvidas. Não quer dizer que a traição seja necessariamente sexual, ela pode ser financeira, moral, etc”, diz a psicóloga Renata Soifer Kraiser. “Não há uma regra para o que é o começo da traição.

Qualquer característica de um relacionamento abusivo é pior que traição. "Os abusos nas relações não se restringem às agressões físicas. Violência verbal, proibições, humilhações e manipulação atingem muito o outro.