Qual é a diferença entre identidade e diversidade?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Diversidade significaria a multiplicidade das identidades, ou como afirma Abbagnano (2000), a negação pura da identidade. Enquanto uma coisa é igual a ela mesma, a diversidade afirma que “nós” somos incomensuravelmente diferentes do “outro”; em contrapartida, a diferença “me” relaciona ao “outro” (MISKOLCI, 2012).

O conceito de diversidade cultural está intimamente ligado ao de identidade. Ele aponta para a variedade de culturas existentes no mundo, as quais foram surgindo pela interação desenvolvida entre os seres e o meio ambiente.

A identidade é, portanto, aquilo que define o que é e, a diferença é aquilo que não é; pode-se dizer, portanto, que o indivíduo nascido no Brasil tem sua identidade “Brasileira”, ao passo que o nascido na Argentina tem identidade “Argentina” aparecendo ai a diferença que recai na nacionalidade, pois ao ser Brasileiro, ...

E a diversidade esvazia a diferença pois o diverso contém em si a ideia de identidades que se relacionam, compõem-se e toleram-se como se fosse possível estabelecer diálogos igualitários sem as hierarquias de poder/saber, sendo que a função própria da diferença é borrar as identidades e não instituí-las.

Falar sobre diversidade é falar sobre todos nós, pois é exatamente disso que somos feitos, das nossas diferenças. A diversidade é vital e enriquecedora para qualquer sociedade. Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa estar em contato com pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas.

A importância da diversidade está intrínseca em nosso dia a dia. É na multiplicidade que encontramos oportunidades de aprendizagem e da prática de habilidades diferenciadas: empatia, inteligência emocional e compreensão.

A identidade articula a trajetória individual com a vida em comum, aquilo que fazemos e deixamos de fazer, a teia de fenômenos que compõe a sociedade. Aquilo que está fora do nosso alcance e controle é essencial para a formação da identidade, ou seja, a percepção da diferença se dá pelo contraste.

Nesse caso, identidade se relaciona com a concepção que o indivíduo tem de si mesmo e do seu pertencimento e sua afiliação a grupos. É possível dizer que, nos Estados pré-modernos, as identidades eram proporcionadas pelo nascimento.

O RG, ou Registro Geral, é um documento de identificação pessoal e intransferível, utilizado no Brasil para comprovar a identidade dos cidadãos. Também chamado de Carteira de Identidade, o RG é considerado o documento mais importante do cidadão, uma vez que representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil.

A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a autoidentidade. A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é.

A diversidade consiste na presença de diferentes grupos em um determinado lugar. Já a inclusão está associada à possibilidade de que essa presença ocorra. Por exemplo: um ambiente diverso é aquele que traz pessoas de diferentes etnias e orientações sexuais para o local de trabalho.

19 sinônimos de diversidade para 3 sentidos da palavra diversidade: Diferença: 1 desigualdade, diferença, dessemelhança, discrepância, disparidade, dissemelhança, distinção, heterogeneidade, dessemelhação.

Como conversar com as crianças sobre diversidade?

  1. 1 – Use filmes e livros.
  2. 2 – Visite lugares diferentes.
  3. 3 – Entenda a história.
  4. 4 – Fale sobre privilégios.

Precisamos pensar sobre diversidade todos os dias. Porque as nossas queixas e injustiças do cotidiano têm tudo a ver com a falta dela. No ambiente de trabalho, é bem simples: Empresas com um equilíbrio saudável entre homens e mulheres são 21% mais propensas a superarem seus concorrentes.