O que é a humildade na família?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

É uma qualidade na qual todos se encontram no mesmo nível de dignidade, respeito, simplicidade e responsabilidade. Ser humilde é uma característica que deve estar presente em todos os níveis de relacionamento da família – entre o casal, na relação dos pais com seus filhos e vice-versa.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Humilde é um adjetivo atribuído a uma pessoa quando esta não possui aparência de vaidade, podendo conhecer suas próprias limitações. Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, que expressa ou reflete sentimentos de deferência ou submissão. Ela também pode ser uma pessoa sem muitas ambições, despretensiosa.

Humildade
A humildade é uma virtude muito valiosa na vida de um indivíduo, pois significa a sua capacidade de reconhecer suas falhas ou suas dificuldades. O conceito de humildade se relaciona com a ideia de agir com modéstia, de ter simplicidade em suas atitudes e saber reconhecer suas próprias limitações.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer.

A humildade é o contrário do orgulho. A pessoa humilde agrada a Deus (Romanos 12:3). A Bíblia ensina que os humildes serão honrados por Deus. Jesus foi um grande exemplo de humildade, fazendo sempre a vontade de Deus (Filipenses 2:5-8).

Assim, se você quer cultivar um pouco mais de humildade no seu dia a dia, coloque em prática o seguinte:

  1. Evite julgar os outros. ...
  2. Crie vínculos autênticos. ...
  3. Lembre-se de que você não é mais do que ninguém. ...
  4. Leve em consideração outras percepções. ...
  5. Cultive a generosidade.

Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.

Falta de humildade individual pode causar elevado grau de incompetência e incompatibilidade pessoal e profissional.

A humildade está entre as maiores virtudes humanas. Nela, o indivíduo abre mão do orgulho, da vaidade e da vontade de mostrar-se superior aos demais. A pessoa humilde reconhece o seu valor, mas isso não a impede de compreender que os outros também têm a sua importância e os seus méritos.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração ”.

O humilde é agradecido, livre, não cultiva traumas ou complexos, mas se eleva pela capacidade de louvar e agradecer! Diante do próximo, a humildade é capaz de admirar, sem ciúme ou inveja, o bem que existe no outro.