O que Deus diz dos humildes?

Perguntado por: eavila . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Os humildes e aqueles que possuem essa atitude podem experimentar da graça de Deus. Reconheça essa verdade que está e Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Provérbios 22.4: “O galardão da humildade”.

A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são a riqueza, a honra e a vida.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

A humildade é a capacidade que uma pessoa tem de perceber a si mesma e levar em conta a necessidade e o bem-estar das pessoas com quem interage, ao invés de focar em si.

Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra.

Uma pessoa humilde conhece as suas capacidades e oportunidades, mas não procura se destacar em relação aos outros e nem tem a necessidade de ostentar os seus êxitos e conquistas. Caracteriza-se por reconhecer o próprio esforço, compartilhar as próprias alegrias ou derrotas e por valorizar-se a si mesma como aos demais.

A falta de humildade pode gerar muitos problemas para uma pessoa, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, levando a muitos conflitos e perda de oportunidades.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

A Bíblia descreve a humildade como mansidão, baixeza e ausência de si mesmo. A palavra grega traduzida como “humildade” em Colossenses 3:12 e em outros lugares significa literalmente “humildade mental”, de modo que vemos que a humildade é uma atitude do coração, não apenas um comportamento exterior.

O humilde é agradecido, livre, não cultiva traumas ou complexos, mas se eleva pela capacidade de louvar e agradecer! Diante do próximo, a humildade é capaz de admirar, sem ciúme ou inveja, o bem que existe no outro.