Qual a fobia mais rara de se ter?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

É por isso que existem todo o tipo de fobia, das mais comuns às mais estranhas.

  • 1 – Fobia de vegetais: Lachanofobia. ...
  • 2 – Fobia de umbigos: Onfalofobia. ...
  • 3 – Fobia de palavras grandes: Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. ...
  • 4 – Fobia de pelos e cabelos: Caetofobia. ...
  • 5 – Fobia de odores: Bromidrofobia.

Aracnofobia é, pela definição, o medo de aranhas. E pode ser irracional em muitos casos. Seja qual for o caso, aracnofobia é prevalente em milhões de pessoas ao redor do mundo. O medo é bastante verdadeiro em alguns casos como há espécies de aranha que são perigosas, e é onde a fobia deriva.

1. Claustrofobia. Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico.

Itifalofobia: medo irracional de ereções
As in, medo de um pénis ereto.

MEDO DE PELOS E CABELOS - Caetofobia Quem tem caetofobia morre de medo de pessoas peludas ou com cabelos grandes.

A primeira fobia registrada foi sentida por um homem que ficava aterrorizado com a música de uma flauta, mas apenas se ele a ouvisse à noite. Ela foi descrita há 2.500 anos pelo grego Hipócrates, o "pai da medicina".

*Existem mais de 500 fobias nomeadas, listadas no Phobia List web site . A maioria é extremamente rara.

1 – Fobia social
A pessoa com fobia social sente irritabilidade e angústia a ponto de não conseguir lidar com elas e isso afetar a sua vida.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar.

A crematofobia é uma curiosa fobia quando em níveis controláveis. Mas, quando excessiva, pode gerar muitos transtornos a quem a possui, que pode perder o controle das finanças, deixar de aproveitar bons momentos por medo de lidar com o dinheiro ou até mesmo ter problemas mais graves como a ansiedade e a depressão.

Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

Desde 2019, a homofobia é criminalizada no Brasil. A origem do termo vem da união dos radicais “homo” (igual ou semelhante) e “fobia” (medo), logo, homofobia é a palavra usada para definir os sentimentos e ações negativas contra pessoas que se relacionavam com outras do mesmo sexo.

Horror à vida ou existência. 2. Misantropia.

O teste para saber se você sofre de tripofobia consiste, essencialmente, na exposição a imagens de aglomerados de círculos, furos e buracos. É a intensidade de suas reações que sugere o indício da fobia.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).