É ruim ser antissocial?

Perguntado por: dsanches5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O transtorno da personalidade antissocial faz com que os pacientes possam vir a desrespeitar outras pessoas, agir de forma precipitada e destrutiva, mentir e até mesmo cometer crimes. A condição mentalcostuma se manifestar nas pessoas no começo da vida adulta.

Segundo a pesquisa, pessoas com características antissociais podem ter altos níveis de criatividade. Características antissociais geralmente são apontadas como um problema pela ciência. Estudos anteriores mostraram que pessoas solitárias possuem o mesmo risco de morte prematura que aquelas diagnosticadas com diabetes.

O Transtorno de Personalidade Antissocial é mais comum em homens do que em mulheres e a maioria dos pacientes apresenta também uma tendência ao uso de substâncias ilícitas. A incidência relatada varia, mas provavelmente é de 1 a 3,6% da população em geral, e há um forte componente hereditário.

Entre os outros fatores que influenciam o desenvolvimento do comportamento antissocial, estão o temperamento da pessoa e a sua propensão à irritabilidade, assim como aspectos de capacidade cognitiva, nível de envolvimento com outras pessoas, exposição à violência e déficit de habilidade para resolver problemas.

De modo geral, pessoas com transtorno de personalidade antissocial são impulsivas. A pessoa tem dificuldade em planejar com antecedência e pensar nas consequências para si mesma ou para os outros. Assim, ela pode: Trocar de casa, relacionamento ou de emprego de maneira súbita (sem nenhum plano de conseguir outro)

Fobia social, ou antropofobia, se trata de um distúrbio psicológico onde uma pessoa sente medo de estar entre outras pessoas. Esse medo se manifesta de maneira irracional, sem justificativa e de forma extrema.

Em geral, os sociopatas seguem o mesmo padrão, em graus muito elevados, não sentindo remorso, podendo ser violentos e desconsiderando o que é certo e o que é errado. Seu comportamento tende a ser agitado e com humor hostil, sendo propensos à violência.

O termo sociopata é uma forma popular de descrever uma pessoa que tem o transtorno de personalidade antissocial. Os indivíduos com sociopatia não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso.

Para se mudar sempre e ficar tão versátil quanto possível, tente limitar seus pertences, assim como sua interações sociais. Pense assim: quanto menos fizer compras e menos coisas precisar, menos terá que ficar perto das pessoas e lidar com as consequências dessas coisas. Limite suas compras e vendas o máximo que puder.

Esses pacientes não têm empatia pelos outros e podem ser desdenhosos ou indiferente aos sentimentos, direitos e sofrimento dos outros. Pacientes com transtorno de personalidade antissocial tendem a ter uma opinião elevada de si mesmos e podem ser muito teimosos, autoconfiantes ou arrogantes.

O transtorno de personalidade anti-social (TPAS) caracteriza-se por uma incapacidade de ajustar-se a normas sociais, um padrão invasivo de violação dos direitos de outras pessoas, envolvendo-se, com frequência, em atos criminosos, brigas, comportamentos agressivos, uso de drogas ilícitas, dentre outros1.

A pessoa com transtorno de personalidade esquiva reluta em falar sobre si mesma, porque teme ser ridicularizada ou humilhada. A pessoa com esse transtorno sente muita relutância em assumir riscos ou participar de novas atividades por motivos semelhantes.

Psicopatia e sociopatia são condições definidoras na personalidade antissocial. O que difere, segundo vários autores, são os fatores genéticos, biológicos e fisiológicos versus os fatores ambientais, relacionais e sociais. A psicopatia se originaria por meio de fatores genéticos.

Muitas vezes, os sociopatas podem apresentar comportamento agressivo e se irritam facilmente. Em geral, os antissociais não sentem empatia pelo outro e nem mesmo remorso das suas ações e conduta. Quem apresenta transtorno de personalidade antissocial tende a ser muito autoconfiante, arrogante e teimoso.