Porque discernir?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Discernir é um ato importante que se refere a todos, pois as escolhas constituem uma parte essencial da vida. Discernir as escolhas. Escolhe-se uma comida, uma roupa, um percurso de estudos, um emprego, uma relação. Em tudo isto realiza-se um projeto de vida, e também se concretiza a nossa relação com Deus.

O discernimento, portanto, consiste em ter bom senso para avaliar o que é bom e correto, separando-o do que é incorreto ou pouco claro. No mundo atual, estamos diariamente expostos a uma infinidade de pessoas e informações. Por isso, precisamos discernir o que é preciso e nos faz bem do que é falso ou inútil.

Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que o dom do discernimento pode nos ajudar a (1) “detectar o erro e o mal ocultos nas pessoas”, (2) “detectar erros e males ocultos em nós mesmos”, (3) “descobrir e revelar o bem que pode estar oculto nas pessoas” e (4) “descobrir e revelar o bem que pode estar oculto em ...

comportamento de Jesus que diante dos possíveis da vida escolhia somente aqueles que mais agradavam ao Pai, citamos o apóstolo Paulo que em Rm 12, 2 diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e ...

Significado de Discernir
verbo transitivo direto e bitransitivo Distinguir com clareza; perceber facilmente; diferenciar: ele discernia os comportamentos certos; não conseguia discernir o certo do errado.

Significado de Discernimento
Capacidade para perceber a diferença entre o certo e o errado; juízo: tinha discernimento para verificar um ato criminoso. Destreza para entender algo com grande facilidade; perspicácia. Ação ou capacidade de discernir, de distinguir com clareza.

Sabedoria e discernimento tem significados parecidos, mas sabedoria se refere mais a adquirir conhecimento e ciência e discernimento é a capacidade de separar o certo do errado.

Quem comunga entre lágrimas faz a experiência da cura interior. O dom das lágrimas é um presente que Deus nos dá. Quando nossos olhos se cruzam com os de Jesus, recebemos o dom das lágrimas. Quem ora no Espírito Santo, por meio do dom que o Senhor lhe dá, ora do fundo do coração.

O dom do Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos concedeu. Por intermédio desse dom, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra. Além disso, podemos ouvir os sussurros do Espírito Santo mostrando-nos o que devemos fazer (ver 2 Néfi 32:5).

3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se estabelece; 4 E pelo conhecimento se encherão as câmaras de todo tipo de riquezas preciosas e deleitáveis. 5 O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

16 Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!

Índice

  1. 1 Discernimento psicológico.
  2. 2 Discernimento espiritual. 2.1 Definição espiritual. 2.2 Origem do termo.
  3. 3 Referências.