Qual a diferença entre sociopata e antissocial?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Muitas vezes, os sociopatas podem apresentar comportamento agressivo e se irritam facilmente. Em geral, os antissociais não sentem empatia pelo outro e nem mesmo remorso das suas ações e conduta. Quem apresenta transtorno de personalidade antissocial tende a ser muito autoconfiante, arrogante e teimoso.

Pessoas com o Transtorno da Personalidade Antissocial são mentirosas, manipuladoras, impulsivas, irresponsáveis e até violentas. Desrespeitam e violam os direitos dos outros e não sentem remorso por isso, além de terem dificuldade para seguir planos e normas.

Sociopata é um termo que as pessoas usam, muitas vezes de forma arbitrária, para descrever alguém que aparentemente não tem consciência, é odioso ou digno de ódio. O termo psicopata é usado para designar um sociopata que é simplesmente mais perigoso, como um assassino em massa.

O psicopata por possuir uma má formação no córtex pré-frontal, não tem nenhum tipo de sentimento ou empatia em relação ao outro, diferente do sociopata que pode desenvolver o sentimento e manifestar emoções em relação a um familiar ou amigo, porém de forma muito intensa e extrema.

Os sociopatas são conhecidos por sua capacidade de manipular qualquer pessoa sem remorso. Para o conseguir o que querem, eles se aproximam de indivíduos por interesse, forçam um laço de amizade momentâneo e se mostram ser pessoas extremamente solícitas.

Segundo a pesquisa, pessoas com características antissociais podem ter altos níveis de criatividade. Características antissociais geralmente são apontadas como um problema pela ciência. Estudos anteriores mostraram que pessoas solitárias possuem o mesmo risco de morte prematura que aquelas diagnosticadas com diabetes.

Em geral, os sociopatas seguem o mesmo padrão, em graus muito elevados, não sentindo remorso, podendo ser violentos e desconsiderando o que é certo e o que é errado. Seu comportamento tende a ser agitado e com humor hostil, sendo propensos à violência.

Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Ele s não conseguem entender os sentimentos dos outros. Sociopatas frequentemente quebram regras ou tomam decisões impulsivas sem se sentirem culpados pelos danos que causam.

Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.

Os psicopatas em grau elevado são indivíduos capazes de cometer os mais bárbaros crimes, sem demonstrar qualquer remorso, são analisados pela Psiquiatria como seres antissociais e são considerados inimigos da sociedade.

Aqui estão os cinco principais tipos de sociopatia:

  1. Dificuldade em sentir empatia. ...
  2. Manipuladores e mentirosos compulsivos. ...
  3. Falso encanto. ...
  4. Extremamente impulsivos. ...
  5. Extremamente egocêntricos.

Ele busca uma posição de superioridade, quer demonstrar que tem o poder e controle e faz isso degradando e humilhando suas vítimas. Alguns sentem essa sensação com a tortura, outros com o momento do assassinato e demais com a desfiguração ou desmembramento do corpo já inanimado.

A psicopatia não tem cura, mas pode ser tratada. O tratamento do transtorno inclui várias abordagens de forma simultânea, como a psicoterapia, o treinamento de habilidades comportamentais e o reconhecimento dos papéis da família, da escola, de colegas e da comunidade.

Com uma composição psicológica como essa, fica bem claro que um sociopata não é capaz de um relacionamento amoroso normal. Os sociopatas se valorizam acima dos outros, não se preocupam em pensar fora do escopo do que querem ou precisam, e os sentimentos dos outros são secundários ou não são um problema para eles.

Tem uma visão completamente irreal das próprias habilidades. Esse tipo de pessoa pensa ser melhor do que todo mundo, mesmo que seja mentira. Além do mais, passam muito tempo encarando o espelho, ao invés de observar o mundo ao redor. O sociopata, em geral, não liga para o que os outros têm a dizer.

Um sociopata não tem apego aos valores morais e é capaz de simular sentimentos para conseguir manipular os outros. Além disso, a sua incapacidade de controlar as suas emoções negativas torna muito difícil estabelecer um relacionamento estável. A sociopatia não tem cura.