O que aconteceu com os emos?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Contudo, o tempo passa e o revival do emo aconteceu conquistando não só uma nova geração, mas também aquecendo o coração de quem era emo há muito tempo. Tudo isso graças tanto ao boom do gênero musical no TikTok, como também de algumas parcerias no Rap.

A verdade é que Emo, até a chegada dos anos 2000, nunca teve um apelo muito popular, nem mesmo quando se tornou uma espécie de fenômeno nos anos 90, em que chegou às massas, mas nunca com apelo mainstream. Ainda que tenha se espalhado para muito além de Washington, o estilo sempre sobreviveu mesmo em seu nicho.

Emo ou emocore (inglês: [iːmoʊˈkɔr], de emotional hardcore) é um gênero musical surgido no final da década de 1980, caracterizado pela musicalidade melódica com ênfase na expressão emocional, por vezes letras emotivas, românticas ou confessionais.

Emos também costuma usar todo o tipo de tatuagem e piercings nos olhos, boca, língua, muitas vezes esmalte preto, tanto em meninas quanto em rapazes. Outra característica distintiva dos emos é o cabelo, que muitas vezes é possível verificar cortes e cores diferentes da maioria.

O movimento Emo surgiu em meados dos anos 80 com as bandas Rites of Spring e Embrace, na cena punk rock de Washington, nos Estados Unidos.

Uma estética que era evidenciada pelo sentimentalismo e pelo visual que não agradava a maioria. Os adeptos geralmente vestem roupas escuras. O público Emo estava muito ligado ao rock.

Os jovens emos – roqueiros sentimentais ouvintes de emocore1 e valorizadores de atitudes românticas e hedonistas – vem colocando em xeque alguns “paradigmas” do rock, contribuindo para a instauração na contemporaneidade de uma grande tensão entre os fãs deste gênero da música.

É no contexto dos anos 2000 que o emo ganha força no Brasil muito influenciada pelas bandas em evidência nos Estados Unidos.

O movimento Emo iniciou-se por volta dos anos 80 e descrevia a principio, um gênero musical derivado do Hardco- re, o Emocore, termo derivado de emotional hardcore e dis- seminado como, simplesmente, Emo.

substantivo masculino e feminino Pessoa cujo estilo recebe influência do movimento punk rock melódico da década de 80: banda de rock composta por emos. [Por Extensão] Quem prioritariamente se veste com roupas de cor preta, além de possuir um corte de cabelo muito característico, com a franja cobrindo parte do rosto.