O que é monomania homicida?

Perguntado por: axisco7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Aqui a desordem torna alguém propenso a praticar crimes por se sentir ameaçado por alguém. Basicamente, ele alimenta a ideia de que uma pessoa em específico causará a sua morte. Se não evitá-lo, alimentará ideias para acabar de vez com isso, mesmo que sejam absurdamente graves.

[ Psiquiatria ] Mania em que predomina uma ideia fixa.

Monogamia é a relação estabelecida e desenvolvida com um só parceiro. Pode se dar a partir do matrimônio ou de qualquer relacionamento estável e duradouro.

Monogamia social refere-se a dois parceiros que vivem juntos, tem relações sexuais e colaboraram na aquisição de recursos básicos, como moradia, comida e dinheiro. Monogamia sexual refere-se a dois parceiros exclusivamente sexuais, que não têm outros parceiros sexuais.

Tendo isso em conta, podemos dizer que a monogamia apresenta relação direta com dois afetos, discutidos de forma mais abrangente por Freud, quais sejam o amor e o ciúme, na medida em que se constitui como um arranjo afetivo, cuja principal característica é a exclusividade.

Tanto para os humanos quanto para os animais, ser monogâmico ou poligâmico tem seus pontos positivos e negativos. Por exemplo, parceiros múltiplos podem gerar problemas com a capacidade imunológica da prole, doenças sexualmente transmissíveis e conflitos sexuais.

No entanto, a monogamia é definida como a prática de ter um único parceiro íntimo e sexual de cada vez. Na maioria das vezes, isso se traduz em um relacionamento amoroso exclusivo com um parceiro ao longo do tempo.

Você já ouviu falar sobre a não-monogamia? Esse é um termo amplo que abrange diferentes formas de relacionamentos consensuais que não são estritamente monogâmicos, onde as pessoas têm liberdade para se relacionar romanticamente e/ou sexualmente com múltiplos parceiros.

Por que a monogamia é tão importante? - Quora. A monogamia tem uma História, nem todas as culturas foram monogâmicas, não é uma espécie de determinação biológica do Homo sapiens. É considerada importante a partir do momento que garante a paternidade, o auxílio nos cuidados com a prole e a herança da progenitura.

Um dos processos mais bonitos de desconstruir a monogamia passa por valorizar as amizades e garantir-lhes uma centralidade nas nossas vidas. Há quem jure que não monogamia se trata de reivindicar um maior número de parceiros sexuais.